Valores Humanos e Inclusão Social
“ O projeto teve um impacto positivo em minha vida, pois além do aprendizado de novos conhecimentos e experiências, pude ter uma nova visão sobre a realidade de muitas pessoas, o que de fato é importante. Pude perceber que deficiência deve ser sinônimo de inclusão, já que todos são diferentes, em seus vários aspectos. Devemos ver as dificuldades não como impedimento, mas como motivação.
Sofia Graff | aluno(a)
Expedição Investigativa
Nossa expedição investigativa foi a partir de uma roda de conversa com a professora Cleusa Guedes (profe. educação especial). Durante as rodas de inspiração os alunos puderam escolher uma deficiência apresentada e refletir sobre o tema, apontando as principais curiosidades e conhecimentos prévios.
Objetivos
Proporcionar aos jovens momentos de reflexão sobre a inclusão e a diversidade, vivenciando histórias contadas por diversas pessoas especiais.
Comunidade de Aprendizagem
Professora Cleusa Guedes (educação especial)
Professor Júlio Ávila (falou sobre a deficiência visual - professor de música)
Lucio Fries e sua mãe Rejane (falaram sobre a deficiência intelectual)
Fabio Petry e sua mãe Leonice Petry (falaram sobre a deficiência física)
Mére Delgado e Antônio Rois (falaram sobre a deficiência auditiva)
Maria da Graça Pia (professora da 25° CRE - falou sobre Valores Humanos)
Articulação com o currículo
1. Filme “O Presente”: assistimos o filme que retrata os valores humanos (valor do trabalho, da gratidão, do amor, da amizade, do afeto, da família);
2.Painel dos valores: a partir das reflexões do filme em grupos os alunos representaram as descobertas em um painel de valores, cada grupo ficará com um valor;
3.Cartinhas de valores: roda de conversa com as cartinhas de valor e reflexões e percepções a partir da palavra de criança;
4. Rodas de conversa com pessoas da comunidade que falaram sobre as deficiências estudadas (auditiva, intelectual, física e visual);
5. Pizza de valores: a partir de uma lista de valores, os alunos tiveram que organizar um gráfico de pizza para destacar os valores da turma, os mais importantes;
6. Vivências: os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar algumas atividades respeitando os limites de cada deficiência, assim como um exercício de empatia.