Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Valores Humanos e Inclusão Social O projeto teve um impacto positivo em minha vida, pois além do aprendizado de novos conhecimentos e experiências, pude ter uma nova visão sobre a realidade de muitas pessoas, o que de fato é importante. Pude perceber que deficiência deve ser sinônimo de inclusão, já que todos são diferentes, em seus vários aspectos. Devemos ver as dificuldades não como impedimento, mas como motivação.
Sofia Graff | aluno(a)
Expedição Investigativa

Nossa expedição investigativa foi a partir de uma roda de conversa com a professora Cleusa Guedes (profe. educação especial). Durante as rodas de inspiração os alunos puderam escolher uma deficiência apresentada e refletir sobre o tema, apontando as principais curiosidades e conhecimentos prévios.

Objetivos

Proporcionar aos jovens momentos de reflexão sobre a inclusão e a diversidade, vivenciando histórias contadas por diversas pessoas especiais.

Comunidade de Aprendizagem

Professora Cleusa Guedes (educação especial)
Professor Júlio Ávila (falou sobre a deficiência visual - professor de música)
Lucio Fries e sua mãe Rejane (falaram sobre a deficiência intelectual)
Fabio Petry e sua mãe Leonice Petry (falaram sobre a deficiência física)
Mére Delgado e Antônio Rois (falaram sobre a deficiência auditiva)
Maria da Graça Pia (professora da 25° CRE - falou sobre Valores Humanos)

Articulação com o currículo

1. Filme “O Presente”: assistimos o filme que retrata os valores humanos (valor do trabalho, da gratidão, do amor, da amizade, do afeto, da família);
2.Painel dos valores: a partir das reflexões do filme em grupos os alunos representaram as descobertas em um painel de valores, cada grupo ficará com um valor;
3.Cartinhas de valores: roda de conversa com as cartinhas de valor e reflexões e percepções a partir da palavra de criança;
4. Rodas de conversa com pessoas da comunidade que falaram sobre as deficiências estudadas (auditiva, intelectual, física e visual);
5. Pizza de valores: a partir de uma lista de valores, os alunos tiveram que organizar um gráfico de pizza para destacar os valores da turma, os mais importantes;
6. Vivências: os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar algumas atividades respeitando os limites de cada deficiência, assim como um exercício de empatia.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier

Turma
3º médio

Número de alunos
25

Educadores
Rosecler Port, José Carlos Hartmann, Junara Dalpian, Dorotéa Dressler.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoa dos Três Cantos

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAGOA DOS TRES CANTOS

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
As atividades realizadas foram importantes no sentido do aluno colocar-se “no lugar do outro” diante das dificuldades e obstáculos que pessoas portadoras de necessidades especiais enfrentam em nossa realidade, e desta forma pensarem conjuntamente ações práticas que ampliem a reflexão, o conhecimento e a sensibilização para a inclusão social.