Uma viagem pelos gêneros textuais
“ Tudo que fizemos foi divertido e eu aprendi a ler. Eu aprendi a fazer convites, aprendi as horas e o melhor foi fazer o livro da família, foi muito legal.
Fernanda Frizzo Lovato | aluno(a)
“ Durante o ano, foram trabalhados de várias formas o incentivo a leitura e o consequentemente o gosto pela mesma. Acreditamos ser este o melhor caminho e apoiamos a maneira como foram abordados estes temas, de forma lúdica e responsável, pois nossa filha evoluiu muito, adquirindo mais conhecimento sem deixar de aproveitar sua fase de criança.
Márcia Brasil | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada em diferentes locais. Realizamos uma caminhada por algumas ruas da cidade próximas da escola, bem como ruas não muito transitadas pela turma. Passamos em algumas dependências da escola tais como a biblioteca, sala dos professores, refeitório enfim lugares sugeridos por eles e acessível a todos. Sendo assim surgiu a pergunta exploratória: Como e aonde podemos encontrar informações para produzirmos diferentes tipos de textos?
Objetivos
Proporcionar aos alunos o contato com as diversas formas de leitura e de escrita a fim de que ampliem e aperfeiçoem o domínio das habilidades e competências ligadas a elas, bem como apresentar as diferentes estruturas textuais partindo dos contos de fadas.
Comunidade de Aprendizagem
Mães e familiares, alunos e professoras
Articulação com o currículo
Gêneros textuais;
Artes;
Teatro;
Sistema Monetário;
Textos verbais e não verbais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi realizada a roda de conversa, onde relembramos o que foi observado nos passeios técnicos, pois não foram realizados todos no mesmo dia. Questionou-se onde encontram formas de leitura além das já conhecidas. Após foi solicitado o registro em forma de ilustração e escrito, a fim de lembrar o que tinham observado. Depois de todos terem realizado o trabalho apresentaram os mesmos para os colegas.