O Mundo das Fábulas
“ As crianças acharam o projeto interessante, prazeroso e lúdico. Através da fábula pode-se desenvolver a imaginação, o despertar por este gênero textual e o trabalho em equipe, a oralidade, a escrita, o prazer pela leitura e o conhecimento de novas histórias.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizamos uma caça ao tesouro no pátio da escola, buscando a partir de pistas revelar qual o segredo do mapa, aproveitamos para desenvolver a habilidade de localização espacial. Durante nossa expedição encontramos vários objetos, como animais, personagens e livros, surgindo então a ideia de realizarmos um projeto sobre fábulas.
Objetivos
Estimular a leitura através das fábulas e da confecção de personagens.
Comunidade de Aprendizagem
Contamos com a participação das famílias das crianças.
Articulação com o currículo
Diário de bordo para registro das fábulas.
Leitura e reflexão com as famílias sobre as fábulas A lebre e a tartaruga e Leão e Ratinho.
Socialização das fábulas na sala para desenvolvimento da oralidade.
Confecção de cofrinho de tartaruga para introduzir o sistema monetário e desenvolver a motricidade fina.
Fábula O pastor brincalhão, confecção de personagens para contação de histórias em cenário interativo
Fábula A Raposa e o galo, confecção de dedoches e palitoches desenvolvendo habilidades artísticas e motricidade fina.
Fábula Rouxinol, pesquisar fábulas chineses em pequenos grupos para compartilhar na turma
História da Galinha ruiva e oficina culinária para compreender unidades de medidas, matemática. Explorar o gênero textual receita e aprofundar a interpretação.
Ainda foram trabalhadas as fábulas do dragão e o conto da Vaca.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a sala de aula, a partir de uma roda de conversa, os alunos relataram tudo o que foi observado durante a expedição investigativa e assim realizamos a escolha do tema.