Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Psicomotricidade e afetividade caminham juntas
Expedição Investigativa

A professora observou que as crianças tentaram “escalar” um morro nos fundos da escola e isso gerou interesse de diversos alunos. No entanto, a dificuldade foi grande, sentindo-se a necessidade de trabalhar a coordenação motora e a afetividade, para que possa haver cooperação entre eles.

Objetivos

Estimular os alunos a realizarem atividades que desenvolvam a psicomotricidade, a fim de conhecer e ampliar as potencialidades expressivas do próprio corpo

Comunidade de Aprendizagem

Crianças, pais e professores.

Articulação com o currículo

1.Atividade geleca: As crianças confeccionaram uma bola de geleca que trabalhamos oralidade, expressão e autonomia de forma divertida;
2. Circuito: passamos pelo bambolê, viramos cambalhota, passamos na corda e escorregamos no escorregador. Concluímos com todos de mãos dadas cantando e dançando;
3. Montagem de legos: Motricidade;
4. Autonomia: Música e interação na frente do espelho (corpo desengonçado);
5. Atividade de afetividade: em um círculo sentado de costas um para o outro bem próximo, realizamos uma leve massagem nas costas do coleguinha para que pudessem sentir o toque das mãos;
6. Coordenação: Num círculo todos sentados. Quando a profe fala “acordado”, todos permanecem sentados, quando diz “dormindo”, todos deitam;
7.Bambolês: Utilização dos termos dentro e fora ou frente/trás;
8.Modelar: Estimular a brincadeira com massa de modelar e geleca.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar

Turma
Maternal B1 e 2

Número de alunos
38

Educadores
Elisete de Jesus Kempf, Silvana Beatriz Rodrigues, Miriam Ebbing, Erna Elaine Guntzel, Beatriz da Silva Vargas.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quinze de Novembro

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUINZE DE NOVEMBRO

Desenvolver o projeto que parte do interesse das crianças é muito bom, pois a aprendizagem se dá de forma mais prazerosa e com mais curiosidade. As crianças se esforçam, dedicam-se para realizar as atividades, da mesma forma nos motiva a propor mais atividades estimulando e encorajando-as, pois elas tem potencial para inúmeras aprendizagens.