Psicomotricidade e afetividade caminham juntas
Expedição Investigativa
A professora observou que as crianças tentaram “escalar” um morro nos fundos da escola e isso gerou interesse de diversos alunos. No entanto, a dificuldade foi grande, sentindo-se a necessidade de trabalhar a coordenação motora e a afetividade, para que possa haver cooperação entre eles.
Objetivos
Estimular os alunos a realizarem atividades que desenvolvam a psicomotricidade, a fim de conhecer e ampliar as potencialidades expressivas do próprio corpo
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, pais e professores.
Articulação com o currículo
1.Atividade geleca: As crianças confeccionaram uma bola de geleca que trabalhamos oralidade, expressão e autonomia de forma divertida;
2. Circuito: passamos pelo bambolê, viramos cambalhota, passamos na corda e escorregamos no escorregador. Concluímos com todos de mãos dadas cantando e dançando;
3. Montagem de legos: Motricidade;
4. Autonomia: Música e interação na frente do espelho (corpo desengonçado);
5. Atividade de afetividade: em um círculo sentado de costas um para o outro bem próximo, realizamos uma leve massagem nas costas do coleguinha para que pudessem sentir o toque das mãos;
6. Coordenação: Num círculo todos sentados. Quando a profe fala “acordado”, todos permanecem sentados, quando diz “dormindo”, todos deitam;
7.Bambolês: Utilização dos termos dentro e fora ou frente/trás;
8.Modelar: Estimular a brincadeira com massa de modelar e geleca.