Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Berçário o lugar de descobertas
Expedição Investigativa

A partir da observação das professoras foi proposto trabalhar os espaços da escola como dispositivo para as descobertas, visto que as crianças nesta fase interagem com todo espaço mais ativamente, entre os pares e objetos.

Objetivos

Despertar os sentidos e expressões por meio do contato com as flores, para que as crianças aprendam sobre a preservação da vida.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias, crianças e professores.

Articulação com o currículo

1.Corpo, espaço e movimento: com o auxílio de bacias as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar experiências relacionadas com o movimento, com o corpo e com o outro;
2.Corpo e movimento: mala mágica com elementos diversos (bichinhos de pelúcia). A mala foi exposta na sala e as crianças irão cada uma a seu tempo explorar os diversos materiais;
3. Cor, movimento e formas: como apoio das famílias, confeccionamos uma parede ou cortina sensorial que servirá como descoberta das crianças;
4. Formas e cores: com as bolinhas de gelatina as crianças experenciaram a sensação de gelado, o colorido e após com as luvas;
5. Eu, o outro e nós: painel interativo com sacolas de TNT. Cada sacola contou com diversos elementos diferentes;
6. Corpo, movimento, cores e formas: com o apoio de tintas as crianças tiveram a experiência no painel de pintura com saquinho plástico.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar

Turma
Berçário A

Número de alunos
8

Educadores
Rejane Watte, Estanyara Ponsoni.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quinze de Novembro

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUINZE DE NOVEMBRO

A oportunidade em elaborar algo diferenciado e que pudesse contribuir no aprendizado das crianças, sempre nos coloca numa zona de desconforto e de busca constante. A felicidade deles é a nossa também. É assim que temos a certeza que o trabalho realizado foi eficaz e atingiu seu objetivo maior, que é oportunizar momentos diferenciados para amenizar e entreter durante o tempo de permanência na escola.