Classificação: Comportamento
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

VIVENDO EM COMUNIDADE
Expedição Investigativa

Aconteceu no ambiente onde vivem os alunos, observando as comunidades, as casas das famílias, buscando nas comunidades os seus principais pontos e dentro das famílias a forma como vivem, costumes, crenças, conhecimentos.

Objetivos

Que os alunos percebam a importância da organização e do trabalho em equipe para alcançar um objetivo que é comum a todos, e assim melhorar a vida em comunidade e na sociedade, desenvolvendo um ambiente agradável para que todos se sintam bem, troquem experiências e conhecimentos, valorizando suas origens, desenvolvendo o espírito de cooperação, solidariedade, cidadania e demais valores humanos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e entidades da comunidade

Articulação com o currículo

MATEMÁTICA: gráficos com boas ações praticadas pelas turmas da escola;
CIENCIAS: Doenças da comunidade, poluição e contaminação do meio ambiente
ENSINO RELIGIOSO E FILOSOFIA: Religiões /crenças do município, reflexões sobre como viver em comunidade; Visita ao Lar do idoso; Valores humanos na comunidade; Ação solidária na comunidade
HISTORIA E GEOGRAFIA: Trabalho cooperativo no comercio, industrias; Direitos humanos compreender os direitos e deveres e a importância de respeitar o outro; Etnias – cultura; História o crescimento da comunidade Campinense
LINGUAGUEM /PORTUGUES/ ESPANHOL: Estimular a leitura, interpretação e compreensão de textos diversos; Uso do dicionário, Emprego da morfologia e sintaxe das palavras; Poesias, músicas, acrósticos, dissertação; Produção de texto- Escrita de relatos de boas ações que os alunos tenham praticado para alguém;  Confecção de bilhetes para mural de recados; Elaboração de texto de acordo com o gênero do ano em estudo;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após assistir um filme, foi aberta uma roda de conversa para discutir sobre como as abelhas se organizam, se ajudam para produzir o mel. Fizemos um comparativo com a realidade da sala de aula e elencamos quais as primeiras atitudes a serem tomadas para que ocorram mudanças efetivas em nosso dia-a-dia. Fizemos um cartaz coletivo e fixar na parede, expondo as ideias e opiniões.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROF. ALTAYR CALDARTT

Turma
6º ANO AO 9º ANO

Número de alunos
53

Educadores
ANDRESSA ZULIAM, CLARICE ARALDI, MARISA FÁTIMA CHIESA SOLIGO, GRAZIELA TÁRTARI CALDARTT, FERNANDA BAVARESCO BETIATO, LEANDRO ECKER , PATRÍCIA NAZZARI

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

O papel de uma escola é atender aos interesses de sua comunidade e atender bem, para nela "viver e viver bem". É preciso insistir para que todos os envolvidos na comunidade escolar unam-se em torno de um mesmo projeto que propicie o exercício da autonomia,um aliado no movimento de construção por uma escola e um mundo melhor. Formando um ciclo virtuoso de integração e desenvolvimento, que incide diretamente na criança, no jovem, na família e na comunidade.
MARISA FÁTIMA CHIESA SOLIGO | Professor(a)