EU: CONSTRUINDO MINHA IDENTIDADE
“ Eu gostei do projeto, foi diferente. A pesquisa do nome foi bem legal. Quando a gente saiu pra rua, foi o que mais gostei, porque eu fiz perguntas para as pessoas.
Achei bem interessante quando a professora começou o projeto, com aquela tarefa de casa dos nomes, que fiquei sabendo que o meu nome veio da bíblia. E que cada aluno é diferente um do outro e que a gente tem que respeitar.
Talita Vebber Scapinelli | aluno(a)
Expedição Investigativa
Como tarefa de férias os alunos tiveram que pesquisar, quem escolheu o seu nome e porque este foi escolhido. Na volta das férias, cada um contou sua história criando um debate em relação ao nome e da importância de cada um ter o seu. Partiu-se então para a expedição, com o propósito de conhecer pessoas e a história do nome delas.
Objetivos
Proporcionar aos alunos a descoberta de si e a história de seu nome, estimulando o raciocínio e a percepção visual de modo que eles consigam perceber que são diferentes e aprendam a respeitar estas diferenças. Desenvolvendo a imaginação e as descobertas, formando conceitos próprios.
Comunidade de Aprendizagem
Estarão envolvidos no projeto, alunos, pais, professora e vice-direção
Articulação com o currículo
Pesquisa sobre a história do seu nome;
Listagem sobre sua história pessoal, como idade, data de nascimento, nome dos pais, preferências.
Localização espacial: casa, rua e cidade;
Pesos e medidas dos alunos;
Como meus colegas me enxergam;
Ilustração do nome com diversos materiais (e.v.a, papel crepon, barbante, dentre outros).
Estudo dos sobrenomes;
Conhecendo-se um pouco mais: idade, gostos, família, casa, etc..
Árvore genealógica, exploração e usos;
Dinâmica “descobrindo um tesouro”, caixa fechada com espelho dentro;
Exploração da importâcia de cada um;
Atividade com o livro infantil: “se eu for”.