OS 10 PIORES ALIMENTOS À SAÚDE
“ O projeto começou com uma pesquisa sobre quais eram os piores alimentos e suas consequências à saúde (pizza, refrigerante diet e normal, sorvete, salgadinhos, etc) o que nos forneceu o conhecimento necessário sobre o assunto. Além do conhecimento sobre os alimentos e até mesmo sobre nossa própria escola com as pesquisas, também aprendemos mais como produzir tabelas e gráficos. Posso dizer que o projeto foi uma boa experiência para a turma.
Brenda Pasinatto Sartor | aluno(a)
Expedição Investigativa
O tema surgiu em sala de aula a partir da proposta de realização de um trabalho extra-classe. A pesquisa foi realizada na internet e apresentada e discutida em sala de aula e a partir da qual elaborou-se o presente projeto.
Objetivos
- Saber quais são os 10 piores alimentos à saúde.
- Mostrar que é possível substituir estes alimentos por outros saudáveis;
- Tentar fazer com que as pessoas reduzam o consumo destes alimentos, principalmente o refrigerante;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, funcionários, familiares, palestrante (nutricionista)
Articulação com o currículo
Ciências ( Alimentos – nutrientes) e Matemática ( tabelas e gráficos)
- Estudo do conteúdo: Alimentos e tipos de nutrientes;
- Elaboração de um mapa conceitual sobre o assunto;
- Desenho dos 10 piores alimentos e sugestões para a substituição dos mesmos
- Elaboração de perguntas para a entrevista;
- Entrevista com as merendeiras e a responsável pela cantina da escola;
- Entrevista com os alunos do turno da manhã e tarde da escola;
- Contagem dos dados da entrevista (pesquisa);
- Construção de tabelas e gráficos;
- Análise e interpretação dos resultados;
- Confecção de cartazes com dados da pesquisa;
- Apresentação dos resultados na culminância do projeto.