Educando com a horta Escolar
“ Gostei muito de trabalhar com o projeto da horta porque a gente podia acompanhar, mexer e aprender muito sobre as plantas.
Leticia Begnini | aluno(a)
“ Foi muito importante a valorização, por poder interagir pais ,professores e alunos na execução das atividades.
Maicon Cechin | responsável
Expedição Investigativa
Os alunos da educação infantil, 4º e 5º ano realizaram a expedição no patio da escola, onde eles observaram, limparam e recolheram alguns lixos que estavam no local. O que mais lhes chamou a atenção foi quando chegado ao local da horta, estava abandonada, tomada por matos, a cerca caída, os canteiros destruídos e assim surge a pergunta motivadora: Por que não reativamos a nossa horta na escola? As ideias foram surgindo e os alunos ficando empolgados.
Objetivos
Valorizar a importância e a necessidade de termos uma horta escolar; compreender a importância de uma alimentação equilibrada pra saúde; estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; identificar os processos de semeadura, adubação e colheita; conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados, bem como nomeá-los.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, EMATER, nutricionista, merendeira, avós, professores e alunos
Articulação com o currículo
Português: Interpretar e compreender histórias, pesquisas, elaboração de poemas e textos
Matemática: medidas de comprimento, peso, capacidade, perímetro, cálculos, quantidade, linhas, figuras geométricas, gráficos.
Geografia e História: época de surgimento das espécies, matéria prima, industrialização, comércio, espaço geográfico, clima, relevo,
Ciências: meio ambiente, saúde, poluição, controle pragas, pirâmide alimentar, parte das plantas, irrigação e drenagem, agrotóxicos, valor nutricional dos alimentos, vitaminas.
Artes: desenhos, músicas, teatro, maquete , cores,
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar da expedição, os alunos se reuniram, e juntos decidiram por reativar a horta escolar e que pediriam ajuda aos pais para que isso acontecesse.