MOTOSSERRA PARA QUÊ?
“ É preciso ter muito cuidado quando for trabalhar com a motosserra.
Eloísa Panazzolo | aluno(a)
Expedição Investigativa
As crianças se caracterizaram como piratas e foram atrás do tesouro, orientados pelo mapa do tesouro. Ao encontrarem o baú do tesouro na sala de vídeo da escola, descobriram muitos elementos escondidos dentro dele.
Objetivos
Conhecer as utilidades da motosserra numa perspectiva ecológica e sustentável.
Comunidade de Aprendizagem
Pai do aluno Bernardo - Dono da serraria,Familia Pezzini; Elias Grams convidado para fazer a demonstração da motosserra; Bióloga Beatriz Binotto; Famílias, alunos e professoras.
Articulação com o currículo
Roda de conversa e visitação na serralheria do sr. Flávio Pezzini;
Confeccionar em sala bonecos com materiais alternativos para trabalhar sentimentos, corpo e valores;
Oficina de produção de uma motosserra em mosaico
Montagem do livreto Motosserra para quê?
Oficina com a Beatriz de reciclagem de papel;
Confeccionar um porta retrato com os papeis confeccionados para o dia da mostra pedagógica.
Vídeo da Kika: De onde vem o papel?
Pintura no pedaço do tronco da árvore.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depois de visualizar, manusear os objetos que estavam dentro do baú do tesouro, foram interrogados com as seguintes perguntas: Quem utiliza este objeto? Entre os muitos tesouros, qual vocês acharam mais legal? Com a variedade de objetos no baú dos tesouros, os estímulos e as curiosidades também foram diversos. Foi preciso outro momento, em outro dia de aula, retomar o baú dos tesouros encontrados pelos piratas e focar na pergunta: Qual o objeto mais legal? O que vocês gostariam de saber.