O difente que fez a diferença
Expedição Investigativa
A escolha se deu logo nos primeiros dias de aula como nunca tinha trabalhado com aluno com alguma deficiência, e sabendo que teria muito trabalho pela frente estava bastante animada, fiz uma roda de conversa e falei para os meus alunos que ia precisar muito da ajuda deles, pois teríamos um aluno diferente na sala, e para a minha surpresa a maioria da turma já conhecia o, ou já tinha estudado com ele. O processo está sendo gradativo, pois o aluno tem picos de instabilidades.
Objetivos
Incluir o aluno especial na turma. Despertar a sensibilidade dos demais colegas quanto ao respeito as diferenças e convivio com o outro.
Comunidade de Aprendizagem
Na sala o envolvimento dos alunos professores de outras áreas e a monitora, bem como os pais para mostrar a importância de se trabalhar a inclusão, e através dessas ações sempre mostrando a importância da socialização do mesmo.
Articulação com o currículo
As disciplinas envolvidas foram de modo interdisciplinar, enfocando todas as áreas do currículo, principalmente valores, cidadania, ética, respeito, direitos e deveres.
As atividades desenvolvidas objetivando o incentivo ao aluno se desenvolver de modo independente, tendo autonomia para sua vida, dentro e fora da escola. Socialização com os colegas em grupos grandes e pequenos, respeito ao espaço dos outros.
A cada novo dia foram surgindo mais desafios e questões a serem superadas, sendo necessário um trabalho em equipe para atender o aluno de modo realmente significativo. Assim, fomos mudando nossas estratégias, aperfeiçoando o que fosse necessário, sempre valorizando os avanços e tentando aperfeiçoar a aprendizagem de modo contínuo e processual.