Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Detetive de plantas Aprendemos que precisamos cuidar das plantas, pois são muito importantes para nós. Se elas não existirem mais, não terá vida. Portanto, devemos plantar mais árvores, não cortar e muito menos fazer queimadas.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

Antes do passeio curioso os alunos apreciaram os vídeos: Plantas, e o outro nem tudo nasce da semente para aguçar a curiosidades e criar um momento de curiosidade em saber mais sobre terminado assunto. O passeio curioso ocorreu no dia dez de Agosto de dois mil e dezessete, todos alunos empolgados, os quais tiveram uma recepção muito carinhosa e o passeio foi orientado pelo proprietário que foi explicando muito pouco de suas atividade bem como esclarecendo curiosidades dos alunos.

Objetivos

Conhecer as partes das plantas, investigando suas utilidades e instigando atitudes de cuidado e respeito.

Comunidade de Aprendizagem

Emater; Tractebel energia: Bióloga Beatriz Binotto; Viveiro Noi; Famílias; professoras e alunos.

Articulação com o currículo

Experiência das cores nas plantas: cada criança irá observar a experiência das cores nas plantinhas;
Obra de arte com elementos da natureza: identificar com as crianças as sementes e frutas que poderão fazer tinta artesanal. As obras serão expostas na escola;
Coleta de partes das plantas nas proximidades da escola;
Confecção de cartaz identificando as partes das plantas;
Plantas tóxicas: roda de conversa com a Emater;
História da margarida friorenta: para trabalhar valores com as crianças. Interpretar as percepções em um desenho coletivo;
Plantio das flores no pátio da escola: com a ajuda da Emater as crianças poderão adotar um canteiro e plantar as flores.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retorno para a escola fizemos a assembleia que a grande maioria do grupo mencionou a beleza do lugar, A árvore frutífera que teve muita importância pelos alunos foi o pessegueiro.
A curiosidade dos alunos é onde é a boca das plantas? e também retomou a ideia que será que todas as plantas tem sementes? Além disso, O que é caule?

Ficha Técnica
Escola
EMEI Pingo de Gente

Turma
Pré B

Número de alunos
19

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Palmeiras

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES PALMEIRAS

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O projeto foi significativo para as crianças, houve participação em todas as atividades e tomaram consciência da preservação da natureza. O projeto gerou reflexões por parte da comunidade escolar do quanto teve sentido o tema trabalhado.