A abelhinha na escola: A doçura de aprender e conviver
“ Gostamos muito do projeto sobre o mel, e aprendemos as utilidades sobre o mel. Descobrimos que o mel é muito importante para fazer xaropes, receitas e remédios. Também aprendemos a importância das abelhas no meio ambiente.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Muito bom, pois nós pais muitas vezes não temos o hábito de repassar esses conhecimentos aos nossos filhos, e assim os mesmos ficaram sabendo as propriedades do mel, e para que fins devem utilizar o mesmo.
Pai 1 | responsável
Expedição Investigativa
No dia 24 de fevereiro nos deslocamos da escola até o Centro de Informações Turísticas da nossa cidade onde acontece quinzenalmente a venda de diversos produtos alimentícios produzidos por um pequeno grupo de pessoas que trabalham em forma de cooperativa familiar. Os alunos ficaram encantados e questionaram muito, pois para a grande maioria tudo era novidade, perguntaram sobre a forma de plantio, como fazem compotas e conservas, doces, pães, biscoitos e como produzem produtos como aipim.
Objetivos
Desenvolver atividades pedagógicas que possibilitem compreender o processo de produção do mel.
Comunidade de Aprendizagem
Integrantes da cooperativa (Eliane Amaral, Clarice de Sena Gomes), Arno Knopp; Renato Klein; Andressa Dokchorn, Rosane Trautenmuller e JanineGall Fritsch (merendeiras da escola).
Articulação com o currículo
Geografia: Localização, tipos de moradia, meio de sobrevivência; Matemática: figuras geométricas, medidas, formas, cálculos; Ciências: estação de floração (propícia a coleta do néctar); História: Sociedade organizada; Ensino Religioso: Valores, particularidades; Língua Portuguesa: Leitura, cópia, substantivos, sinais de pontuação;