Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar e Aprender São atividades boas de fazer, a gente aprende brincando; não parece que estamos só estudando; é bom de fazer; é fácil, me divirto bastante; adoro brincar; aprendi a ler e escrever; gosto de fazer essas continhas.
Aluno 1 | aluno(a)
A minha filha está aprendendo muito com essas atividades ela gosta de tudo que dão para ela fazer, principalmente quando envolve brincadeiras junto.
Pai 1 | responsável
Expedição Investigativa

Realizamos um passeio pela cidade, onde visitamos a igreja católica e a praça Dorival Rigodanzzo local em que os alunos brincaram um pouco. Logo após o retorno, fez-se uma roda de conversa e desenhos sobre o local pesquisado. Percebeu-se que o que mais chamou a atenção foram os aparelhos de ginásticas, em especial a academia ao ar livre, que para os alunos eram “brinquedos”.

Objetivos

Por acreditar que acolher e oportunizar às crianças um espaço no qual elas possam, através da brincadeira, descarregar suas angústias emocionais, aprender a lidar com a cooperação, o crescer, a autonomia, a empatia e os limites, espera-se desenvolver este projeto, que tem como objetivo geral:
“Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, do raciocínio lógico e criativo, da leitura e da escrita.”

Comunidade de Aprendizagem

Famílias: Rigo, Lemos, Hass, Alves, Ávila, Grolli, Senger, Müller, Seiter, Mendes, Santos.

Articulação com o currículo

Geografia: Estações do ano; Ciências: Higiene e saúde: alimentar
Arte: Artes cênicas (dramatizações), teatro, pintura, recorte, confecção de trabalhos manuais, recorte, exploração de materiais alternativos;
Língua Portuguesa: Letra maiúscula e minúscula (emprego em frases e textos), ordem alfabética (oralmente em situações do cotidiano), dar continuidade ao processo de alfabetização e letramento, revisão das letras do alfabeto com o respectivo valor sonoro (oralmente), função social da escrita; Matemática: Introdução dos números naturais até 99: algarismos e seus nomes com símbolos para representar quantidades, formação do número: composição e decomposição em dezenas e unidades Antecessor e sucessor, números pares e ímpares (noções básicas e concretas); Ensino Religioso: Respeito, perdão, paz, amizade, solidariedade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande

Diretor
Marineyde Berghetti Gross

Turma
1º ano B

Número de alunos
13

Educadores
Débora C. Steinke Giacomini, Carla Lammel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Quanto as atividades desenvolvidas neste projeto pude observar que os alunos interagiram bem, e estavam bastante motivados para desenvolver as atividades. Também percebi que a aprendizagem foi melhor, pois cada um precisava dar conta das suas tarefas e não podiam esperar pelo colega para desenvolve–las. Acho que foram atividades bem criativas e de um bom aprendizado para os alunos.
Professor 1 | Professor(a)

Repercussão na mídia

Aconteceu no dia 10 de agosto a XXI Feporli - Feira do Livro Portelense promovido pela Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju de Tenente Portela.