Brincar e Aprender
“ São atividades boas de fazer, a gente aprende brincando; não parece que estamos só estudando; é bom de fazer; é fácil, me divirto bastante; adoro brincar; aprendi a ler e escrever; gosto de fazer essas continhas.
Aluno 1 | aluno(a)
“ A minha filha está aprendendo muito com essas atividades ela gosta de tudo que dão para ela fazer, principalmente quando envolve brincadeiras junto.
Pai 1 | responsável
Expedição Investigativa
Realizamos um passeio pela cidade, onde visitamos a igreja católica e a praça Dorival Rigodanzzo local em que os alunos brincaram um pouco. Logo após o retorno, fez-se uma roda de conversa e desenhos sobre o local pesquisado. Percebeu-se que o que mais chamou a atenção foram os aparelhos de ginásticas, em especial a academia ao ar livre, que para os alunos eram “brinquedos”.
Objetivos
Por acreditar que acolher e oportunizar às crianças um espaço no qual elas possam, através da brincadeira, descarregar suas angústias emocionais, aprender a lidar com a cooperação, o crescer, a autonomia, a empatia e os limites, espera-se desenvolver este projeto, que tem como objetivo geral:
“Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, do raciocínio lógico e criativo, da leitura e da escrita.”
Comunidade de Aprendizagem
Famílias: Rigo, Lemos, Hass, Alves, Ávila, Grolli, Senger, Müller, Seiter, Mendes, Santos.
Articulação com o currículo
Geografia: Estações do ano; Ciências: Higiene e saúde: alimentar
Arte: Artes cênicas (dramatizações), teatro, pintura, recorte, confecção de trabalhos manuais, recorte, exploração de materiais alternativos;
Língua Portuguesa: Letra maiúscula e minúscula (emprego em frases e textos), ordem alfabética (oralmente em situações do cotidiano), dar continuidade ao processo de alfabetização e letramento, revisão das letras do alfabeto com o respectivo valor sonoro (oralmente), função social da escrita; Matemática: Introdução dos números naturais até 99: algarismos e seus nomes com símbolos para representar quantidades, formação do número: composição e decomposição em dezenas e unidades Antecessor e sucessor, números pares e ímpares (noções básicas e concretas); Ensino Religioso: Respeito, perdão, paz, amizade, solidariedade.