Alimentação Saudável: Em busca de uma melhor qualidade de vida
“ Durante o ano de 2017, nossa turma trabalhou várias atividades do Projeto A União faz a Vida, sobre a importância da alimentação saudável para a manutenção de nossa saúde. Fizemos várias atividades: palestras, preparação de receita, pesquisas, trabalhamos na horta, assistimos vídeos que o professor trouxe na escola. Em minha opinião, precisamos cooperar e ajudar os demais, porque se cada um fizer um pouquinho, o mundo será um lugar melhor.
Wellinton Gustavo Winck | aluno(a)
“ Todas as atividades realizadas na escola são muito boas, é gratificante ver a alegria do meu filho contando sobre sua participação. E a respeito das atividades que são feitas no projeto A União Faz a Vida também estão sendo muito legais. Agradeço aos professores pelo trabalho que estão fazendo e pela dedicação com meu filho.
Nelma Winck | responsável
Expedição Investigativa
A expedição apreciativa/investigativa ocorreu no ambiente escolar, mais precisamente no espaço onde fica localizada a horta e o pomar. Partindo dos cinco sentidos procuramos explorar o ambiente e analisar os aspectos relacionados à alimentação e qual a importância dos mesmos na qualidade de vida das pessoas. Em seguida, conversamos com a funcionária da escola sobre o assunto, questionando-a sobre seu trabalho. Por fim, em sala de aula, realizou se a construção do mapa, em grupos.
Objetivos
Oportunizar aos alunos o contato com temáticas alimentares, de modo à sensibilizar sobre a importância de uma alimentação saudável, melhorando, assim, sua qualidade de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Funcionária: Raquel Renner, nutricionista Luciani Moresco Eickhoff, EMATER, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Expressão oral, produção textual individual e coletiva, ortografia caligrafia, leitura; Matemática: Histórias matemáticas (resolução de problemas), jogos cálculos, tabelas e gráficos, leitura e escrita dos números naturais; Ciências: Plantas: funções das partes, fotossíntese, educação ambiental, água, teia alimentar indígena: primavera (plantio), verão (colheita) outono (reprodução) inverno (crescimento), experiências, alimentos (origem); História: Modificações ao longo do tempo; Geografia: clima, relevo, vegetação, atividades econômicas existentes na localidade, a estrutura de uma propriedade rural, limpeza e estética da escola e propriedade da comunidade, período de plantio de culturas vegetais (influências das fases da lua)
Arte: Cartazes e painéis, desenhos, histórias em quadrinhos,
Ensino Religioso: valores e atitudes.