Classificação: MOVIMENTO
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCAR E APRENDER
Expedição Investigativa

Através de uma brincadeira em sala de aula pude perceber as diversas áreas do conhecimento que pode ser explorada através dos jogos e brincadeiras. A expedição investigativa foi muito interessante pois, em conversa com os alunos, pude perceber que essa faixa etária desperta seu raciocínio através das brincadeiras e, com elas, aprendem e sistematizam melhor o conteúdo.

Objetivos

Explorar, manipular e brincar de maneira prazerosa com brinquedos confeccionados em grupo, onde a interação com o outro possa ser uma pratica do cotidiano.

Comunidade de Aprendizagem

A família dos alunos estiveram envolvidas desde o início até a culminância dos projetos, participando com ideias e enviando os materiais solicitados.
A exposição das criações teve a participação dos Pais e da comunidade escolar no dia da culminância do Projeto.

Articulação com o currículo

Alfabetização; Matemática; Natureza e sociedade e movimento:
Manipular jogos seguindo as regras.
Resgatar o interesse por jogos confeccionados através de sucatas.
Interesse pela construção dos jogos.
Aprimorar o que aprendeu na construção do brinquedo brincando em grupo.
Trabalhar em equipe .

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A assembleia de grupo ocorreu para a seleção dos jogos e brinquedos que poderiam ser elaboradas durante o projeto e na distribuição das tarefas a serem executadas materiais para serem trazidos de casa. Durante todo o Projeto a rodinha de conversa foi vivenciada, oportunizando o desenvolvimento da oralidade e a tomada de decisão pela maioria.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO INTEGRADO EDUCAR

Diretor
ANAIDE CECCON GRIEBLER

Turma
INFANTIL III

Número de alunos
22

Educadores
ELIETE TRAZZI SIMONI

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina
O Projeto Brincar e Aprender despertou o interesse das crianças pelos jogos e pela reutilização dos materiais retornaveis, como matéria prima para a construção dos mesmos, desenvolvendo habilidades e respeito às regras. Descobriram que nem tudo precisa ser comporado prontos.
Eliete Trazzi Simoni | Professor(a)