BRINCAR E APRENDER
Expedição Investigativa
Através de uma brincadeira em sala de aula pude perceber as diversas áreas do conhecimento que pode ser explorada através dos jogos e brincadeiras. A expedição investigativa foi muito interessante pois, em conversa com os alunos, pude perceber que essa faixa etária desperta seu raciocínio através das brincadeiras e, com elas, aprendem e sistematizam melhor o conteúdo.
Objetivos
Explorar, manipular e brincar de maneira prazerosa com brinquedos confeccionados em grupo, onde a interação com o outro possa ser uma pratica do cotidiano.
Comunidade de Aprendizagem
A família dos alunos estiveram envolvidas desde o início até a culminância dos projetos, participando com ideias e enviando os materiais solicitados.
A exposição das criações teve a participação dos Pais e da comunidade escolar no dia da culminância do Projeto.
Articulação com o currículo
Alfabetização; Matemática; Natureza e sociedade e movimento:
Manipular jogos seguindo as regras.
Resgatar o interesse por jogos confeccionados através de sucatas.
Interesse pela construção dos jogos.
Aprimorar o que aprendeu na construção do brinquedo brincando em grupo.
Trabalhar em equipe .
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A assembleia de grupo ocorreu para a seleção dos jogos e brinquedos que poderiam ser elaboradas durante o projeto e na distribuição das tarefas a serem executadas materiais para serem trazidos de casa. Durante todo o Projeto a rodinha de conversa foi vivenciada, oportunizando o desenvolvimento da oralidade e a tomada de decisão pela maioria.