Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

VIAJANDO NO FANTÁSTICO MUNDO DO ERA UMA VEZ
Expedição Investigativa

Antes de iniciar o desenvolvimento do projeto algumas questões foram feitas aos educandos com a intenção de investigar o que eles sabiam sobre leitura e história. A seguir relato um pouco dessa conversa:
O que é história?
Fazer um livro com desenhos; África, Jesus; É uma história que faz a gente ler;
Onde encontramos?
Na biblioteca; Na loja de livro; Cantinho da leitura;
O que é leitura?
É ler um livro; Contar história; Loja de brinquedo;
Que tipo de histórias vocês gostam?

Objetivos

Proporcionar situações de leitura que estimulem e incentivem os educandos a criarem o hábito e o gosto em manusear livros e a escutar histórias diversificadas, possibilitando que expressem desejos, pensamentos e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos da educação Infantil, Pré II E Pré I, professora da turma e a família dos alunos envolvidos

Articulação com o currículo

Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
Realizar leituras de diferentes tipologias para que os educandos possam conhecer a variedade da nossa literatura;
Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, melhorando a autoestima;
Envolver-se em várias situações de comunicação;


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.I.E.F. PLÁCIDO DAMIANI

Diretor
JOSMARI MASIERO FERREIRA

Turma
PRÉ II

Número de alunos
13

Educadores
JAQUELINE BATICINI BENATO

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - IDEAU Faculdades - Getulio Vargas/RS
Ao desenvolver o projeto pude perceber grandes avanços no gosto e interesse em escutar histórias e manusear livros. Percebi um maior envolvimento dos educandos com os livros. Se tornaram mais observadores e passaram a se concentrar por mais tempo no momento da leitura, apresentando um vocabulário mais “rico”. Exploraram o cantinho organizado na sala de aula, mas sempre com muito cuidado. Compreenderam a necessidade de cuidar dos livros para que mais crianças pudessem ler.
Jaqueline Baticini Benato | Professor(a)