Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu na família
Expedição Investigativa

E expedição foi feita através de um desenho, ao qual as crianças tinham que desenhar o que elas achassem mais importante em suas vidas e como 90% desenhou suas famílias foi o impulso para levar adiante o projeto.

Objetivos

Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente em que vive e do ambiente escolar, proporcionando ao aluno a apropriação de sua identidade, adotando atitudes de solidariedade, companheirismo, cooperação, respeito e valorização de si próprio e com os colegas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores,funcionários, família, palestrantes, colaboradores, direção, funcionários...

Articulação com o currículo

* História de vida da criança, formação da família, árvore genealógica, valores, profissões, localização, endereço, tipos de moradias, etnias.
* Direitos e deveres de cada um dentro do ambiente familiar e escolar, normas de convivência, respeito às diferenças.
* Desenho, pintura, recorte, colagem, confecção de personagem representando a família com diversos matérias recicláveis com a participação das famílias.
* Sequência numérica, contagem, leitura de números, resolução de histórias matemáticas, cálculos.
* Pesquisas, relatos, textos, leitura, escrita.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A partir do dialogo com os envolvidos.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Basílio Nelson Faversani

Diretor
Adriana Cecchin Pivotto

Turma
2º ano

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Guabiju

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GUABIJU

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges da Silva - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas / RS
O projeto vem apresentando bons resultados pois está sendo desenvolvido um trabalho coletivo com a participação da família no ambiente escolar e nas atividades propostas, promovendo a maior segurança e aprendizagem dos alunos. O trabalho possibilita o conhecimento da família, de cada criança, seus valores e o respeito a diversidade.
Márcia C. Antoniolli | Professor(a)