VALORIZANDO O AMBIENTE ESCOLAR
“ Está sendo uma experiência excelente, pois a teoria desenvolvida em sala de aula é colocada em prática. Com isso, acaba surgindo um interesse maior na nossa turma para aprender cada vez mais e se dedicar para trazer novas ideias, ocorrendo uma relação melhor entre colegas, pois todos se envolvem e cooperam com o projeto.
Alunos da Turma 221 | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos perceberam que a escola tem uma boa estrutura, mas que precisava de melhores cuidados em determinados espaços, principalmente no pátio. Sugeriram então, que poderíamos organizar e valorizar melhor este espaço, criando canteiros com flores e construir uma horta escolar com uma estufa, onde alguns alimentos produzidos seriam utilizados na merenda escolar. Com ideia semelhante a turma do 3º ano do ensino fundamental foi convidada a ser parceira no desenvolvimento das atividades.
Objetivos
• Desenvolver o trabalho em equipe, a cooperação;
• Envolvê-los num objetivo comum, atraindo para o espaço escolar outras pessoas da comunidade;
• Instigar os alunos a melhorar ou construir a sua horta familiar;
• Produzir hortaliças necessárias para a complementação da merenda escolar;
Comunidade de Aprendizagem
Além dos professores e dos estudantes das turmas 31 e 221, serão envolvidos no projeto, pais que auxiliaram na construção da horta e da estufa escolar e pessoas que desenvolveram oficinas para a produção de mudas.
Articulação com o currículo
Serão envolvidas no projeto as disciplinas de Ciências, Biologia e Química, onde os estudantes terão que desenvolver atividades como:
• Pesquisar as plantas medicinais que podem ser cultivadas na escola e suas propriedades químicas;
• Pesquisar as épocas de plantio, tempo de cultura e desenvolvimento de cada planta;
• Pesquisas sobre produção, conservação e manejo de mudas de flores nativas e de hortaliças;
• Realizar cálculos de área para construção e compra de materiais para a estufa;
• Pesquisar como combater de forma natural as ervas daninhas e as pragas;
• Produção de cartazes, maquetes e murais sobre preservação;
• Conhecer os benefícios de uma alimentação saudável.