LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA
“ Achei as atividades do projeto muito legal, interessante, este projeto foi incrível porque contamos muitas histórias, fizemos muitos livros que foram excelentes para a aprendizagem, melhoramos a leitura e a escrita. Eu acho que toda a turma evoluiu com esse projeto.
ARTHUR ZULIANELO DALLE MULLE | aluno(a)
Expedição Investigativa
Como as turmas contempladas no projeto apresentam muita dificuldade na leitura, interpretação e escrita, optamos por realizar a expedição através da observação destas dificuldades e por perceber que apresentam muita curiosidade e que a leitura agregaria muitos conhecimentos e imaginação.
Objetivos
Provocar a curiosidade dos alunos através de literaturas diferenciadas para que sintam o gosto pela leitura e desenvolvam as atividades com alegria e entusiasmo, bem como, criar uma rotina com hábitos de leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 2º ano das escolas municipais Leonel de Moura Brizola e Plácido Damiani.
Articulação com o currículo
Serão trabalhadas todas as áres do conhecimento.
-- Construção de um livro de listas e organização de frases
-- Confecção de um livrinho para produção de frases;
-- Números ordinais, dias da semana, sequência, produção de frases, separação de sílabas; jogo das sílabas, construção de caça- palavras e reprodução artística de desenho.
-- Ilustração e escrita da sequência que acontece a história.
-- Confecção do livro e dos fantoches da história e contação da história pelos alunos.
-- Leitura e interpretação do livro, experiência com plantação de sementes em copos
descartáveis, listagem de árvores conhecidas, produção textual a partir sequência de imagens
da evolução da árvore, estudo sobre as plantas e produção artística da árvore.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de conversas com o grupo de alunos envolvidos no projeto.