Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

EROSÃO AGRAVANTE CAUSA ASSOREAMENTO NO RIO CASCALHEIRA " Não sabia professora dessa erosão tão grande e que era o rio Cascalheira que fornecia água para Comodoro que esta sendo assoreado".
Não autorizado | aluno(a)
Expedição Investigativa

. Enfatizando as principais variantes que influenciam no aumento da erosão que causa o assoreamento do Rio Cascalheira em estudo, tais como: solo arenoso do município, desmatamento, pisoteio do gado, água da chuva e manejo da área em volta do processo; Para sensibilizar os alunos sobre a importância da mata ciliar, trabalhamos e investigamos o assoreamento do Rio Cascalheira.

Objetivos

Reconhecer a necessidade da preservação da Mata Nativa para evitar o problema da erosão e seu impacto ambiental.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto foi realizado pela professora Cleide Oliveira da Silva Aguera com os alunos do 3º ano C, com apoio da equipe Gestora da escola M. João M. Calmon. As pessoas que se envolveram também foram ( Secretário de Obras, não compareceu),que palestrou, fez esclarecimento sobre quais ações serão tomadas para tentar solucionar o problema.

Articulação com o currículo

No projeto trabalhamos a disciplina de Ciências com experiências sobre o solos, sobre a água, em Artes com produções de cartazes sobre o passeio. Em Lingua Portuguesa produção de textos, fizemos os relatos de passeios, questionários, leituras diversas sobre o tema. Na disciplina de GEOGRAFIA pesquisas sobre as causas das erosões, desmatamento, em Matemática desenvolvemos atividades sobre metro, medidas de comprimento e volume.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O nome do projeto foi escolhido pela turma do 3º ano C através de votação em que a maioria venceu.

Ficha Técnica
Escola
E. M.: João Medeiros Calmon

Turma
3º C Vespertino

Número de alunos
28

Educadores
02

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COMODORO

Apoiadores
SICREDI, PREFEITURA MUNICIPAL

Assessoria Pedagógica
Regina Simião
Na sala de aula muito se tem discutido sobre a preservação e degradação do meio ambiente. A mídia divulga a todo instante os desastres naturais, o aluno sabe, conhece, porém na prática os alunos têm pouco ou nenhum contato direto com essa problemática, não conseguem fazer uma relação da teoria com a prática com a finalidade de uma melhor fixação e entendimento do conteúdo. A partir daí, valorizamos e damos importância a essa parceria escola/ PROJETO SICREDI UNIÃO FAZ A VIDA.
Cleide Oliveira da Silva Aguera | Professor(a)