Escola Atrativa
Expedição Investigativa
Iniciamos as expedições investigativas no ambiente externo da escola, onde visualizamos as melhorias que poderiam ser realizadas no ambiente escolar, surgiu assim a ideia da jardinagem, pois existe espaços de sol e de sombra e plantas que se adaptam em cada ambiente, investigamos também do formato de cada canteiro, e onde encontrar as plantas.
Objetivos
Sensibilizar e motivar os alunos, a trabalhar em equipe cooperando na preservação e organização do espaço escolar, melhorando o ambiente frequentado por eles.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos do 9º ano A idealizaram o projeto , limparam os canteiros, passaram os desenhos do papel para o solo, prepararam o solo, plantaram as flores e fazem a manutenção ,o gestor da escola Tiago Luiz Moro, colaborou com o financeiro, e todo o apoio logístico junto com a coordenadora Andreia Vitto, os pais colaboraram com algumas mudas de flores e a Secretaria de Meio Ambiente que patrocinou a terra adubada, os limitadores de grama e as mudas, a professora que acompanhou os alunos.
Articulação com o currículo
Química matéria e o meio ambiente:
- Abordar questão sobre os cuidados com o meio ambiente e suas implicações;
- Criação dos jardins e canteiros;
- Escolha das plantas no horto municipal, iniciar o plantio;
- Plantio e replantio das mudas;
- Manutenção do jardim.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Nas assembleias de grupo conversamos sobre como iniciar o projeto, e depois de ouvir a opinião de todos escolhemos o nome: ESCOLA ATRATIVA.
Fizemos então várias rodas de conversas que direcionavam os trabalhos, os alunos do 9º A queriam deixar uma marca na unidade, propuseram então fazer o jardim na escola pois existiam vários espaços ociosos, surgindo assim a ideia do projeto, que vem ao encontro do conteúdo “matéria é tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço.”