Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Agricultura Familiar e Agroecologia no Meio Rural
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na Estância Monte Sião, comunidade de Córrego Fundo/Assentamento PA-Quebó. Foi muito gratificante, pois os alunos puderam ter o contato com vários tipos de cultivos, o que não é novidade para eles, mais sim no modo de cultivo que é sistema agroflorestal, ou seja, conservação, produção, manejo e agro industrialização de frutíferas, hortaliças em sistemas agroflorestais.

Objetivos

Despertar os alunos, para a importancia da preservação, conservação e manejo da biodiversidade do Cerrado, gerando desenvolvimento e cooperando na difusão e validação de novas tecnologias e produtos ecológicos.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade (professores e alunos) participou do projeto por meio de visita exploratória realizada pelos estudantes a uma propriedade, na própria comunidade de Córrego Fundo/Estância Monte Sião/sendo esta, da Senhora Maria Cristina Correa de Oliveira, que produz alimentos (hortaliças).

Articulação com o currículo

-Agroecologia, Agricultura familiar e Economia solidária.
A importância para alimentação, do solo, adubação, relevo, temperatura, clima, estações do ano, saúde, corpo humano, agrotóxicos, feira ecológica.


Ficha Técnica
Escola
Estadual Marechal Cândido Rondon

Diretor
Hellen Marlei Reis

Turma
Educação do Campo 3º ano

Número de alunos
17

Educadores
Dirce Correa Falcão,Carlos Augusto Recalde

Estado
Mato Grosso

Município
Nobres

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOBRES

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Resende de Quadros
Por meio do projeto os alunos tiveram contato com a terra e aprenderam de forma prazerosa como se planta os alimentos, os seus valores nutricionais e sua importância. Consegui, por fim, trabalhar a realidade do aluno por meio da interdisciplinaridade.
Ivanete de Almeida Lara Lima | Professor(a)