Sabores e saberes de uma alimentação saudável
“ Gostei muito porque estudamos bastante, lemos bastante, produzimos textos, pesquisamos e fizemos atividades na prática, colocamos as mãos na terra e plantamos as saladas para colocar na nossa merenda escolar.
Érica | aluno(a)
“ Gostei do trabalho que foi feito porque as crianças precisam aprender que é melhor produzir seus alimentos do que ir para o mercado e comprar tudo, pois até os custos de vida diminuem quando se planta.
Selair Lourenço | responsável
Expedição Investigativa
Em passeio ao redor do pátio da escola e em conversa com os alunos, decidiu-se em preparar a horta escolar para produzir verduras para utilizar na merenda escolar. Contemplando as respostas das questões que os pais mais enfatizaram na expedição investigativa que nosso trabalho fosse voltado para a educação saudável.
- Após a expedição realizada dialogou-se com os alunos sobre a importância de cuidarmos da horta e os benefícios que ela nos traz.
Objetivos
Potencializar o aprendizado do aluno despertando seu interesse para alimentação saudável, proporcionando o desenvolvimento de ações pedagógicas e práticas escolares em equipe, possibilitando aprendizado em relação ao cuidado e preservação da agricultura familiar.
Comunidade de Aprendizagem
Nutricionista Luciane, EMATER, Professor Anderson (Curso de Agronomia).
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Expressão oral, relatório coletivo, interação social, produção textual, textos informativos, cruzadinhas, relatório; Matemática: Quatro operações, medidas, leitura e escrita de numerais, situações problemas, leitura e interpretação de gráficos e tabelas; História: Trabalho em mutirão, resgate da cultura doméstica; Geografia: Limitações dos espaços, transformar o espaço onde vivemos, práticas de subsistência, tipos de solo, a estrutura de uma propriedade rural, clima; Ciências: Estudo do solo, educação ambiental, ecossistemas, reaproveitamento de matéria orgânica na horta, educação ambiental, a importância do solo, conservação do solo; Ensino Religioso: Ajuda mútua; Arte: Pintura e desenho, colagem, dobraduras, mosaico, maquete; Educação Física: Habilidades motoras básicas complexas (exercícios físicos); Ensino Religioso: Cooperação e respeito conscientizando-os que na construção coletiva todos são importantes, valores;