Classificação: Artes
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cada cor tem seu nome? A Mariana é uma criança muito ativa, gosta muito de fazer experimentos, afinal está descobrindo o mundo. Na escola sei que participa e gosta muito das atividades desenvolvidas pelas professoras. Ela comentou que estavam fazendo mistura de cores na escola, segundo ela “foi muito divertido e era gelado.” Acredito que este projeto foi de grande importância para o aprendizado da minha filha.
Daniela Zanon Cervo | responsável
Expedição Investigativa

É de grande valia trabalhar cores com as crianças, pois na faixa etária do maternal III é marcada pelas experiências sensoriais, visuais, assim promover momentos agradáveis que resultarão em aprendizagem significativa. Esse trabalho se deu através de um passeio ao entorno da escola onde as crianças identificaram animais pequenos, flores e animais de decoração, relacionando as cores e formas de cada elemento observado.

Objetivos

Propiciar a criança à visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores, possibilitando a criança discerni-las.

Comunidade de Aprendizagem

Família, professores e alunos.

Articulação com o currículo

-Colorindo a Areia;
-Preparação de Massinha de Modelar Caseira;
-Explosão de cores;
-Bolo Colorido;
-Preparar Espetinhos de Frutas;
-Experiência com mistura de cores;
-Pinturas com diferentes materiais (frutas, legumes, carvão, gelatina, etc.);
-Preparar Tinta fofa e explorar;
-Cores que estufam (Massinha comestível colorida);
-Experiência com Massa Pegajosa;
-Experiências das Cores com Copos;
-Soprador colorido – Bolinha de sabão;
-Jogo da Memória das Cores;
-Explorar histórias sobre asa cores;
-Explorar músicas sobre as cores;
-Livro Coletivo do Autorretrato
(Selfie da Família e reprodução livre com tintas ou recortes).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A partir da expedição investigativa foi acordada a realização de atividades colaborativas, possibilitando a troca de experiências e novas descobertas.
O nome do projeto foi escolhido pelas professoras após o processo de investigação.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Beija-Flor

Turma
Maternal III

Número de alunos
18

Educadores
Jussane Coradini e Raquel Piveta Rampelotto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
As atividades desenvolvidas foram em forma de experimentos com materiais diversos e corantes, foram feitos cartazes, jogos, pinturas, desenhos, misturas, texturas. Portanto, as experiências do projeto cores foram positivas no sentido de que as crianças puderam tocar/sentir e degustar. Nesse sentido, avaliamos que o projeto em si, foi muito proveitoso.
Jussane Coradini | Professor(a)

Repercussão na mídia

http://www.faxinaldosoturno.rs.gov.br