Experimente, abra a mente.
“ “...prof. eu li sobre os brasileiros que estão indo trabalhar na África...pensei que lá não tinha emprego pois são muito pobres...”
José Cosmo Neto | aluno(a)
Expedição Investigativa
O processo para a escolha do tema partiu da necessidade que os alunos e professores perceberam com relação as dificuldades oriundas da leitura e interpretação de textos trazidos da casa de cada aluno e que não consideravam como material de leitura, coletados a partir de perguntas como: Vocês fazem leitura em casa? Que material costumam ler? Os pais participam das leituras e tarefas de casa?
Objetivos
Incentivar e promover a leitura como necessidade básica para a formação de cidadãos críticos e conscientes, resgatando o prazer de ler, ampliando o vocabulário e possibilitando o desenvolvimento do diálogo e escrita.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos participantes das aulas de apoio, que participaram de todas as atividades propostas e deram significância para o projeto, a família que contribuiu com a escolha dos textos e material necessário e a comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Língua portuguesa
- Reconhecimento do gênero textual;
- Leitura e interpretação;
- Reescrita de texto;
- Compreensão de informações implícitas no texto.
Filosofia
- Valores;
- Formação cidadã;
Arte
- Leitura de imagem;
Geografia
- Desenvolvimento sustentável;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo se deu na sala de apoio, onde o grupo de leitura teve a oportunidade ler, discutir e analisar a informação principal contida nos textos e debater, especialmente os assuntos que se referem a direitos e cidadania.