Música, som e movimento
“ Fomos ao quartel e eu achei muito legal o trompete. Vi lá uns troféu e gostei. Gosto quando a profe Alice toca violão na nossa sala.
Lorenzo da Silva Riger | aluno(a)
“ Quando vemos nossa filha Olívia chegar em casa e cantar “Escravos de Jó” “Tchutchuê” e outras cantigas, ficamos felizes e entendemos que a sensibilização da criança através da música está acontecendo. Parabéns Anjinho Travesso e Sicredi, por meio do Programa União Faz a Vida, pelo Projeto. Sementes estão sendo plantadas.
Eduardo e Márcia | responsável
Expedição Investigativa
De onde vem os sons?
Objetivos
Apresentar a música e o movimento como elementos importantes para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, sócio afetivo e linguístico da criança, despertando sua criatividade, senso rítmico, sensibilidade, imaginação, atenção.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade.
Articulação com o currículo
Desenvolver a memória através da musicalidade;
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
Explorar os diferentes ritmos;
Expressar a criatividade usando a música, através da dança, da oralidade, da voz, do corpo, dos instrumentos musicais, etc.;
Expressar sensações, sentimentos e pensamentos através da musicalidade;
Aprender noções básicas da teoria musical: ritmo, melodia, notas musicais, timbres, tipos de instrumentos e outros;
Perceber as diferentes fontes sonoras que produzem sons por meio da voz, do corpo, dos objetos, instrumentos;
Desenvolver, a partir da música, a capacidade de concentração para a construção de habilidades cognitivas e linguísticas e também explorar suas habilidades psicomotoras.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos mostraram-se motivados e interessados em ouvir os diversos sons, movimentaram o corpo e responderam aos vários ritmos musicais, demonstrando atenção e um bom entrosamento com os demais colegas.