Nós e o Meio Ambiente
“ Gostamos muito em ajudar a professora, aprendemos coisas novas e pudemos levar novidades para casa, esse é o trabalho com projeto que construímos juntos.
Grupo de alunos | aluno(a)
“ Foi muito importante a participação dos nossos filhos no projeto, pois eles nos levaram conhecimento, aprendizado e muitas trocas, também nos levando a participar ativamente da sua vida escolar, isso está sendo ótimo.
Grupo de mães | responsável
Expedição Investigativa
Em sala de aula, sentados em círculo, as crianças ouviram a história O LIXO NO LAGO AZUL como ponto de partida para a expedição investigativa, realizei um questionamento oral com as crianças sobre a história, logo desenharam em folha de ofício e cada um falou sobre seus desenhos.
Objetivos
Despertar a criatividade das crianças desenvolvendo atividades que proporcionem melhores formas de utilizar e reutilizar o que temos para uma vida baseada na sustentabilidade, percebendo a importância do cuidado com o meio ambiente para que possamos ter uma melhor qualidade de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, alunos, Família,
Comunidade escolar, Comunidade Local.
Articulação com o currículo
Meio Ambiente:
Destino correto do Lixo;
Tipos de lixo;
Estudo dos 5Rs;
Sustentabilidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Retomamos a história em uma roda de conversa para descobrir qual o maior interesse dos alunos para desenvolver nosso projeto, questionaram a quantidade de lixo produzido por dia em nossas casas, cuidado com animais e plantas, poluição da água que bebemos, o que podemos fazer com materiais recicláveis, porque não tem lixeiras para separação de lixo em nossa escola, para onde vai o lixo orgânico produzido na escola.