Classificação: Cidadania
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Xadrez - O Jogo da Vida " Que bom né professora, assim nossos pais vieram na escola."
Maria Julia Francisco | aluno(a)
" Professora hoje percebi quanto trabalho vocês têm em sala e quanto importante é nossa participação na escola."
Andrea de Oliveira Almeida de Vargas Araújo | responsável
Expedição Investigativa

Este projeto surgiu durante uma atividade que estava sendo desenvolvida em sala de aula, questionou-se: Por que ele morava com os avós? Discutimos sobre como eles se sentiam referente as faltas dos pais nas reuniões e eventos. Com esta e outras questões busquei estratégias, na qual surgi o jogo de xadrez, para inserir a importância da cooperação e da construção da cidadania da família.

Objetivos

Sensibilizar e conscientizar a família para a importância de acompanhar o desenvolvimento da criança em todo seu processo de aprendizagem, integrando família e escola.

Comunidade de Aprendizagem

Primeiramente estimular o interesse e envolvimento dos educandos foi imprescindível e posteriormente incentivá-los a convidar e trazer os pais a sala de aula. Neste processo a sequência das atividades foi maravilhosa, porque quando se estimula a criança ela coloca aquele objetivo em primeiro lugar e assim foi o que aconteceu, todos queriam seus pais na sala com eles e isso foi muito bom para todos. Mesmo alguns pais não tendo participado o objetivo foi atingido.

Articulação com o currículo

Durante a execução do Projeto: Xadrez - O jogo da Vida, foram realizadas diversas ações relacionadas ao tema família como: mensagens enviadas via celular sobre família, conversas, debates sobre as formações das famílias de ontem e hoje, ouviram a história de famílias antigas que foi onde inseri o jogo de xadrez e a história do mesmo, leituras de poemas, interpretações orais, escritas e pictóricas, caça-palavras, cruzadas, construção de situações problemas de adição, subtração e multiplicação, entre outras. Destas, a ação mais importante foi a participação da família neste momento tão significativo para os seus.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na conclusão do projeto as discussões foram de grande valia a todos os participantes, porque perceberam do quão é importante esta participação da família na escola e o que esta ação influi na aprendizagem dos mesmos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Integral Érico Verísssimo - EMEF

Diretor
Flávio Luiz Gardim de Almeida

Turma
1º ano B

Número de alunos
26

Educadores
Selma Aparecida Cucolotto Naginski

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Apoiadores
Sicredi

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros.
" Com o desenvolvimento deste projeto observei que alguns pais nem imaginam o que seus filhos fazem nas oito horas que ficam na escola. Porém aqueles que participaram os seus filhos ficaram radiantes em vê-los ali na sala com eles. Foi incrível ver a diferença de comportamento e entusiasmo das crianças."
Selma Aparecida Cucolotto NaginsKi | Professor(a)