A água
“ Gostamos pois foi uma expedição muito legal, gostamos de ver a vazão da água e de subir na caixa d'água.
Depoimento coletivo da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Preparamos os alunos para a expedição onde iriamos fazer uma visita de investigação na Corsan. Com a ajuda das famílias as crianças puderam se organizar para este momento com lupas, binóculos e elementos que os caracterizassem como detetives. A partir de uma rodinha de conversa ao retornar para a sala de aula, todos puderam refletir sobre as respostas obtidas na visita e confecção de um texto coletivo. Também utilizamos um desenho do antes e do depois da Corsan.
Objetivos
Contribuir na formação de cidadãos conscientes e cooperativos, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade que o mundo vem enfrentando com a poluição e escassez da água.
Comunidade de Aprendizagem
Técnicos da Corsan
Famílias
Articulação com o currículo
Músicas relacionadas ao tema.
Mapa Mundi interativo: para saber o quanto temos de água em nosso planeta. Com uma análise e observação de gráficos descobrimos o quanto tem de água salgada e doce;
Desenhos e frases de onde utilizamos a água: as crianças puderam identificar para que utilizamos a água;
Roda de reflexão: a partir da utilização da água refletimos sobre o consumo e a escassez da água e como devemos cuidar da nossa água;
Experiência na cozinha: conhecemos os estados físicos da água na prática;
Nosso livrinho: a partir da história Mundinho Azul as crianças produziram o livrinho de forma individual e para fechamento um livrinho da turma ao qual presentearam as técnicas da Corsan, em forma de agradecimento;
Quebra-cabeça: as crianças produziram jogos sobre o tema da água e após puderam se divertir jogando e aprendendo sobre as curiosidades da água.
Ciclo da gotinha:rodinha de conversa e reflexão para descobrir como a água retorna para a natureza;