Jornal Estudantil
“ Adoramos trabalhar com esse projeto porque saímos da sala de aula em busca de novos conhecimentos e novas possibilidades de aprendizagem.
Grupo de alunos | aluno(a)
“ Esse Projeto mudou as atitudes e comportamentos dos nossos filhos, notamos eles mais interessados e sempre nos contando as novidades.
Grupo de mães | responsável
Expedição Investigativa
Território: Saguão da escola
O que podemos ver neste cenário que pode responder nossa necessidade de ampliar o conhecimento de leitura e produção textual?
Os alunos foram convidados pela professora a sair da sala de aula e a andar pelo saguão, observando no mesmo, elementos que poderiam ampliar seus conhecimentos de leitura e produção textual. Os alunos iam anotando o que viam, comentando sobre os textos e avisos existentes o que mais chamou a atenção foram os jornais expostos.
Objetivos
Envolver os alunos do 8º ano com os setores e segmentos da escola num processo de leituras e produções buscando a efetivação do trabalho interdisciplinar desenvolvendo o senso crítico estimulando a descoberta na criação e elaboração da Edição do Jornal da Escola.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professores, Direção, Coordenadora Local, Diretor do Jornal Expresso, Secretária da Educação.
Articulação com o currículo
Produção Textual;
Diversos gêneros Textuais;
Interpretação oral e escrita;
Gramática;
Produção textual;
Sinônimo e Antônimo;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, os alunos voltaram para a sala de aula muito entusiasmados. Na roda de conversa foram relatando tudo o que viram e anotaram durante a caminhada pelo saguão. Colocaram também suas curiosidades em relação ao que foi observado especialmente os jornais.