NEM SORTE NEM AZAR, O IMPORTANTE É PLANEJAR
Expedição Investigativa
Boa pergunta: De onde vem o dinheiro para a sobrevivência da minha família?Território: Escola, família e comunidade.
Etapas e interesses: - Escolha de um tema de relevância para a vida do estudante. - Expedição com valor apreciativo sobre o tema escolhido.
- Pesquisa de campo (entrevista com a família).
- Socialização da entrevista.
Objetivos
Promover a reflexão e a conscientização da importância de orientar financeiramente nossas crianças, criando bases para que no decorrer da vida tenham uma relação saudável, equilibrada e responsável em relação ao dinheiro, diferenciando necessidades de desejos
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Ciências Humanas:Trabalhar a evolução do sistema monetário até o momento atual.Linguagens: Interpretação oral, relato escrito e desenho do vídeo.Matemática:Situações problemas envolvendo o sistema monetário nacional, cálculos Será assistido um vídeo que
aborda a origem do dinheiro desde a época das trocas até o momento atual Ciências Humanas:Conhecer as diversas cédulas e moedas nacionais no decorrer dos tempos.LocalizaçãoLinguagens: Relato oral, escrito e ilustração da visitação ao Museu MunicipalVisitar o Museu Municipal onde há uma coleção de cédulas e moedas antigas e da atualidade.
Pesquisar e coletar cédulas antigas com familiares e ou conhecidos para socializar Linguagens: Relato oral e escrito
Assistir vídeo sobre a casa da moeda e a fabricação de cédulas e moedas
Matemática: Diferenciar cédulas e moedas, o valor de cada uma.