Receita
“ “Professora ontem ajudei minha mãe fazer bolo de chocolate e foi bem legal.”
Osmar Adalto Sales da Silva | aluno(a)
“ Ao chegar em casa ela me relatou seu dia na escola como de costume. No momento eu estava fazendo bolo de chocolate que é seu favorito e ela pegou seu caderno e veio me falando mãe a professora falou que vamos fazer livro de receitas e levar pra ela ai questionei mais Ana como assim fazer um livro de receita? Então ela disse sim mãe: um livro de receitas.
Natiara do Nascimento Gervazio | responsável
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realiza com a História Dois Irmãos, onde as crianças tiveram contato com uma realidade muito interessante, que permitiu refletir sobre aspectos relacionados a vida cotidiana da turma.
Objetivos
Compreender as formas de vida.
Perceber que existem muitas diferenças entre as pessoas.
Aproximar a família da construção da aprendizagem e desenvolvimento escolar dos filhos.
Comunidade de Aprendizagem
Lucicleia Ribeiro Batista
Articulação com o currículo
Com o propósito de fortalecer as relações entre as crianças e seus familiares e, envolver os pais na construção do desenvolvimento escolar dos filhos o projeto foi potencializado e, a professora, de forma muito dinâmica, convidou as crianças para realizarem a Expedição Investigativa num território literário. As crianças, reconheceram os elementos do universo explorado e, demonstraram interesse em aprender sobre receitas, questionando a professora sobre:
Como escrevo receitas?
Podemos fazer bolo de chocolate com morango?
Preciso de ajuda para fazer bolos?
Será que temos uma comida preferida?
Na escola tem receita?
Todas as mamães usam receitas para fazer comida?
Com essas perguntas registradas, foram utilizadas estratégias diversificadas para contemplar o protagonismo das crianças e suas aprendizagens.
Assim, a área de linguagem foi a dinamizadora do projeto e, possibilitou que várias atividades fizessem parte da aprendizagem das crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi muito interessante. Segundo relatos da professora, as crianças expressaram interesses diversos num primeiro momento, mas, quando forma indagados sobre o que gostariam de conhecer e aprender as crianças revelaram que elas queriam saber mais sobre as RECEITAS. Então, de forma democrática, a professora colocou o tema em votação e, as crianças defenderam o mesmo.