A joaninha
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da linda e contextualizada História _ A descoberta da joaninha. A partir da expedição, várias atividades exploratórias foram realizadas de forma a contribuir para os aspectos relacionais da turma.
Objetivos
Compreender que as diferenças entre os seres que estão em todos os lugares.
Relacionar a história com situações cotidianas de convivência.
Reconhecer os elementos vivos e não vivos presentes na história.
Comunidade de Aprendizagem
Maria do Rosário Dias Diniz de Lima _ Bióloga
Articulação com o currículo
A intencionalidade da professor era de explorar o relacionamento das crianças e, melhorar o desenvolvimento delas, através da aceitação e da cooperação diante dos desafios de aprendizagem.
Com esse intuito a expedição foi realizada e, embora as crianças tenham aprendido sobre os valores presentes na história, elas decidiram por aprender sobre a joaninha e, marcaram o Índice Formativo, questionando a professora sobre:
Podemos ter joaninha na escola?
Nossos pais conhecem a joaninha?
Onde elas vivem?
Tem joaninha de outra?
O que a joaninha come?
Quem são os amigos da joaninha?
Por que a gente não vê a joaninha todos os dias?
Onde a gente pode encontrar a joaninha?
Para responder as perguntas e dinamizar o cotidiano da turma, a professora utilizou de diferentes estratégias para que as crianças tivessem a possibilidade de interpretar e compreender o que acontece em sua volta, sendo uma delas o envolvimento da Comunidade de Aprendizagem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma participativa, através de um diálogo construído com as crianças, a professora questionou o que eles mais gostariam de conhecer após o desenvolvimento de atividades que exploraram a Expedição Investigativa. As crianças, muito animadas, optaram pelo tema: A joaninha.