A tartaruga
Expedição Investigativa
De forma muito interessante e vivencial a Expedição Investigativa foi realizada através da História Uma tartaruga a mil por hora, onde as crianças estabeleceram um contato com o universo da linguagem de forma interativa.
Objetivos
Identificar diferentes animais.
Caracterizar os animais a partir das peculiaridades que cada um possui.
Reconhecer a diversidade de animais e suas relações com os ambientes que integram e com os seres humanos.
Comunidade de Aprendizagem
Sonia Ferrarezi
Articulação com o currículo
O currículo foi articulado de forma lúdica e interativa, considerando os saberes prévios das crianças e, suas curiosidades como movimentos incentivadores da aprendizagem.
Assim, o Tema foi escolhido pelas crianças e o que elas se interessaram por conhecer segue relacionado:
A tartaruga é verde e marrom?
Por que esconde a cabeça?
Por que o casco é duro?
Ela é verde ou marrom?
O que a tartaruga come?
Onde a tartaruga mora?
O que a tartaruga gosta de fazer?
Quem são os amiguinhos da tartaruga?
A partir das curiosidades evidenciadas a aprendizagem de Ciências constituiu-se como uma importante área do currículo, pois nessa etapa que as crianças construíram os primeiros conceitos e impressões de
vida em sociedade, criando suas próprias hipóteses e uma maneira particular de significar o mundo que as cerca e de reconhecer os seres presentes no ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear de forma participativa e, após exploração da Expedição Investigativa as crianças escolheram o tema do projeto.