Cantando, Brincando e Encantando
“ O grupo de alunos do Pré se manifestaram que adoram a ideia do projeto, pois com isso juntos aprenderam várias brincadeiras, rodas cantadas, letras e cores, também brincaram com seus avós na escola
Grupo de alunos | aluno(a)
“ Adoramos o encontro com café da manhã, promovido por uma ação do projeto, pois fizeram relembrar o tempo da infância, as brincadeiras, como eram nossos brinquedos e de que brincávamos e também que essa ação fosse estendida para toda a escola.
Grupo de avós | responsável
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu em um momento inesperado, mas foi assim ao voltarmos do refeitório, onde tínhamos ido tomar café, a nossa sala de aula estava molhada, então resolvemos brincar de rodas cantadas, as crianças demonstraram interesse e começamos a brincar. Nesse momento veio uma colega e ensinou outras rodas cantadas que fizeram parte da sua infância deixando as crianças bem curiosas.
Objetivos
Rememorar as brincadeiras antigas e rodas cantadas, permitindo aos alunos uma aprendizagem significativa, desenvolvendo a cognição, o afeto e o social valorizando as raízes culturais em contato com diferentes áreas de conhecimento, por meio de pesquisas realizadas pelos alunos junto aos seus familiares, focando o resgate às brincadeiras e as cantigas de roda.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professores, Direção, Família, avós, Comunidade Escolar e Comunidade Local.
Articulação com o currículo
Brincadeiras de “rodas cantadas”
“Gincana com brincadeiras”
Expressão oral e escrita
Expressão Corporal.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando voltamos pra sala de aula nos organizamos em círculo e eles estavam empolgados então perguntei se gostariam de fazer uma pesquisa com os pais, avós sobre brincadeiras e rodas cantadas pra nos ensinar? A resposta foi sim. Então a nossa pergunta foi: Qual a brincadeira ou música de rodas cantadas que papai e mamãe brincavam?
Ficando “assim vamos fazer uma pesquisa sobre “Rodas Cantadas e as brincadeiras de infância”.