Classificação: Sistema
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CORAÇÃO FELIZ O Projeto Coração Feliz foi um belo trabalho realizado, descobrimos coisas incríveis sobre o coração: veias, artérias, realizamos experiências, aprendemos que temos sentimentos e emoções. Portanto precisamos cuidar bem dele e cultivar coisas boas. Com a dinâmica dos corações nos movimentamos, foi preciso nos unir para poder encontrar outra metade, nos sentimos alegres e envolvidos na atividade.
Todos os alunos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após uma conversa com os alunos decidimos por realizar o projeto Coração Feliz, dando ênfase ao órgão que faz parte do sistema circulatório. O coração: Bomba Prepulsora que faz o sangue circular em todo corpo. A vida nos ensina a renovar o que guardamos em nosso coração, sentimentos e emoções estão lá dentro, por isso um coração feliz não tem espaço para magoar. Usamos um coração de boi para o estudo em sala de aula.

Objetivos

Reconhecer como acontece a circulação sanguínea humana. Ter um objetivo de vida faz bem ao coração, cultivando sempre as coisas boas e entender que todos temos o direito de ser felizes.

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade escolar

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS: Atividades práticas de observação da anatomia do coração; percepção das batidas do coração e observação de modelo de circulação, leitura de textos informativos e vídeos sobre o assunto, pesquisas e questões sobre o conteúdo.
Atividade pratica de observação de um coração de boi cortado longitudinalmente. Principais partes, como é formado e as funções do coração. Vídeo: o coração;
Observar a circulação sanguinea através de um modelo já pronto em vídeo;
Estudo de textos científicos sobre o assunto;
Explanação do sistema em forma de cartazes e mapas;
Questionário sobre o conteúdo.
MATEMÁTICA: frações, decimais e porcentagem relacionadas com o sistema circulatório. Situações-problemas; Cálculos.
ENSINO RELIGIOSO: valores, sentimentos como amor, amizade, alegria. Como os sentimentos influenciam o funcionamento do coração? Em que sentido uma ¨paixão devora o coração¨? Coração é a ¨sede¨ dos sentimentos?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi realizado através do dialogo com alunos, pais, professores e direção.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO DAL PIVA

Diretor
Joceli Maria Lanzarin Cinelli

Turma
5º Ano A e B

Número de alunos
42

Educadores
Todos os envolvidos na turma

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibiraiaras

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRAIARAS

Apoiadores
Prefeitura e SICREDI

O projeto dá mais vida aos conteúdos. Os mesmos são incluídos e através da expedição investigativa buscamos ações, atividades, envolvimento de todos.
Os estudantes tornam-se protagonistas do processo e houve mais assimilação do aprendizado. Assim o processo ensino aprendizagem não é estanque, mas estimulador de conhecimento.
Houve mais participação do estudante em pesquisas, aprendizado e integração com as aulas concretas.
Miriam Cristianetti | Professor(a)