IBIRAIARAS, SUA TERRA E SUA GENTE.
“ A turma relatou que com o andamento do projeto consegui assimilar com mais facilidade as aprendizagens. Também, tiveram mais interesse na aula e gostaram da experiência de apresentar para as outras turmas a história do município. Gostaram de sair da escola para visitar o que aprenderam e viram em sala de aula, uma aprendizagem diferente e mais interessante.
Todos os alunos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pesquisa sobre os primeiros habitantes, os primeiros a construir a história do município.
O que mais quero aprender?
Como funciona o poder executivo e legislativo.
O que as famílias imigrantes trouxeram na “bagagem”.
Pontos turísticos.
Mudanças do “ontem” e do “hoje” no modo de vida.
Vídeos, passeios, histórias, pesquisas, mapas.
Objetivos
Resgatar, conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos, recuperando as memórias desde sua fundação, como a imigração de diferentes etnias.
Promover a integração e a cooperação do trabalho em grupo, o desenvolvimento corporal, a interpretação e o envolvimento escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a comunidade escolar
Articulação com o currículo
Português: Interpretar e compreender histórias, pesquisas, elaboração de poemas e textos.
Matemática: número de habitantes, gráficos, quantidades relacionadas a produções na agricultura e pecuária, situações problemas.
Geografia e História: primeiros habitantes, etnias, Poder Legislativo e Judiciário, localização, extensão, limites e vizinhos, hino, bandeira, mapas, comércio, indústrias, datas comemorativas, pontos turísticos.
Ciências: meio ambiente, saúde, poluição, agricultura.
Artes: desenhos, músicas, teatro.