UM POR TODOS E TODOS POR UM RECREIO MELHOR
“ Eu achei o projeto do recreio bom e achei interessante a participação dos alunos na elaboração do mesmo. As atividades propostas deveriam ser menos repetitivas e também algumas atividades não estão sendo cumpridas o que está deixando os alunos um pouco aborrecidos.
Apesar de seus defeitos e qualidades o projeto do recreio é bom.
Nicoli de Mattos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Após refletirmos o que é o recreio, chegou-se a conclusão que para uma boa convivência em qualquer ambiente faz-se necessário o estabelecimento e o cumprimento de regras como: Conviver sem conflitos. Ser amigo, respeitar as professoras, funcionárias e colegas. Obedecer às regras estabelecidas nos jogos e brincadeiras. Comer a merenda sem desperdiçá-la. Brincar sem excluir e magoar ninguém. Usar as palavras mágicas ao relacionar-se com o outro. Não gritar e correr pelos corredores.
Objetivos
Promover momentos em que os educandos reflitam as consequências de suas próprias ações.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a comunidade escolar
Articulação com o currículo
Foi um cronograma de atividades semanal com as brincadeiras e jogos sugeridos pelos alunos. As atividades são orientadas pelos responsáveis do recreio (professores, monitores, diretor, coordenador e ajudantes). É usado materiais diversos na realização das atividades (bolas, cordas, bambolês, garrafas, cones). Brincar no parquinho, no campinho, jogar bola, escutar música, assistir filmes, fazer salto em distância, repartir, pular amarelinha, brincar de gata cega, passar o anel, esconde- esconde, fazer armadilhas, conversar, pular corda, brincar com bambolês, de viuvinha, brincadeiras de roda, pega- pega, basquete, alerta, caçador, roubo da bola, usar sala dos jogos: uno, xadrez, trilha, dominó, banco imobiliário..., dia do instrumento, queimada, boliche, ping pong, voleibol, dança das cadeiras, bola na cesta.)