Classificação: VALORES
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

VALORES E CONSCIENTIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS SOCIAIS Adoramos trabalhar com projetos porque ficamos mais a vontade para pensar, escolher, criticar e decidir suas atividades. Ficam mais livres, descontraídos e conseguimos dialogar mais e trocar ideias com todos os colegas.
Todos os alunos | aluno(a)
O que vocês acham da escola trabalhar com projetos? Achamos de extrema importância, pois é uma maneira de ver nossos filhos descobrindo, projetando e desenvolvendo as atividades do seu dia a dia com mais interesse e satisfação. É lindo ver nossos filhos nos entrevistando, saindo em busca de informações sobre o tema estudado. É muito produtivo, gera interesse coletivo, troca de ideias e participação geral da escola, família e comunidade, destacando a socialização.
Todos os pais | responsável
Expedição Investigativa

Tempestade de ideias sobre o índio. Após esse trabalho recebemos a visita de um grupo de índios que foram convidados para falar a respeito da sua cultura, seus usos e costumes. Momento esse, em que os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e pergunta. Também foi feito um interrogatório em casa, na comunidade e na escola com as seguintes perguntas: O que é cooperação para você? Como você pratica a cooperação na tua família, na tua comunidade e na escola?

Objetivos

Valorizar e conhecer a história do índio, bem como sua cultura e ensinamentos.
Reconhecer a importância do amor, da cooperação e da igualdade no grupo social.

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade escolar e indígenas.

Articulação com o currículo

Contação de História sobre os índios;
Exposição das comidas típicas dos índios;
Pesquisa sobre as brincadeiras criadas pelos índios;
Confecção de um mural pela turminha;
Desenhos livres sobre os índios;
Montagem da Oca na sala de aula;
Pintura no rosto das crianças;
Confecção de Máscaras para dramatizações;
Atividades diversificadas sobre a cultura indígena com recortes e colagens;
Confecção dos adereços dos índios (cocar e chocalho).
Teatro sobre cooperação envolvendo todos os alunos, demonstrando a importância do amor para que haja cooperação e igualdade entre as pessoas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO DAL PIVA

Diretor
Joceli Maria Lanzarin Cinelli

Turma
3º Ano

Número de alunos
24

Educadores
Professores da turma

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibiraiaras

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRAIARAS

Apoiadores
Prefeitura e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges da Silva - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas / RS
Trabalhar projetos facilita a aprendizagem e o interesse do aluno em participar das mais variadas atividades propostas pelo professor na sala de aula e fora dela. O aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimentos. O papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações para criar situações de aprendizagem.
Clair Terezinha P. Genari | Professor(a)