Classificação: Alimentação Saudável
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com a Maricota Nós aprendemos que devemos comer coisas saudáveis, porque o nosso corpo precisa de alimentos saudáveis, pois tem colegas que trazem todos os dias, lanches que não fazem bem para nossa saúde e que devemos comer somente de algumas vezes.
Bianca Luísa Gheno | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos acompanhados das professoras foram a uma propriedade rural onde tiveram contato com alimentos da época, pomares e viram uma horta com verduras e legumes diversificados, despertando assim a vontade neles de também ter em suas casas. Sendo que o que mais chamou atenção das crianças foram os diferentes sabores experimentados naquela propriedade. Também ficaram curiosos com relação ao que se pode e não se pode comer, o que faz bem e o que não faz bem ao nosso organismo.

Objetivos

Reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde, identificando frutas, legumes, raízes e outras, como fontes importantes de nutrição, vitaminas e saúde, incentivando as crianças a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Escolar, Contadora de Histórias – Professora Vera, Nutricionista Escolar, Proprietário da residência rural.

Articulação com o currículo

Aprendendo através das histórias: Construir jogos pedagógicos com figuras de frutas; Representar história através de desenhos, trabalhos artísticos; Usar a água de forma adequada na limpeza, no preparo dos alimentos, bem como as quantidades de água potável que devemos ingerir diariamente para obter saúde.
Roda de Conversa com Nutricionista da Escola; Comer de forma saudável e equilibrada; Importância da alimentação saudável; O que acontece quando não nos alimentamos bem;
Desafiando o Paladar: Degustar diferentes tipos de alimentos saudáveis;
Conhecendo os hábitos dos pais e familiares:
Com as caretinhas eu aprendo: Há alimentos que devemos ingerir com moderação e alguns que não deveríamos ingerir;
Jogos pedagógicos: Desenvolver a memória, através do treino das habilidades mentais e motoras.
Integração: desfrutar de momentos agradáveis e prazerosos com os colegas, regados com uma boa alimentação.


Ficha Técnica
Escola
EMEF JOHN KENNEDY

Diretor
Juliana S. Lucietto

Turma
1º Anos E 2º Anos

Número de alunos
47

Educadores
Joceane Di Bernardo, Darléia A. Cargnin e Darline A. Ceratti

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
O projeto possibilitou a conscientização das crianças quanto a prática de bons hábitos e de uma alimentação equilibrada, é muito importante mostrar a eles que a alimentação correta deve ser praticada diariamente, que doces, frituras, refrigerantes só podem ser consumidos algumas vezes. As ações que são praticadas em sala de aula dificilmente são esquecidas pelas crianças, mostrando assim a importância de trabalharmos atividades práticas com nossos pequenos.
Joceane Di Bernardo | Professor(a)