CONSTRUÇÃO CURRICULAR SOLIDÁRIA E COOPERATIVA EM BUSCA DE INSERÇÃO SOCIAL
“ A visita foi extremamente válida e importante para ampliar os conhecimentos, pelo fato em que a propriedade é auto-sustentável. Foi um estudo muito interessante, prático e importante para nos conscientizarmos de que existem vários tipos de energias naturais e pouco exploradas. Precisamos aproveitar mais o que a natureza nos oferece como: A captação da energia solar, Silo auto-sustentável que não causa danos, não polui o meio ambiente e serve para armazenagem da produção familiar.
Ana Luiza Daros, Fernanda Migliavacca e Gabriela Stella | aluno(a)
Expedição Investigativa
A investigação foi realizada através de reuniões de pequenos grupos, por turmas, com os educandos e pais, Direção da Escola, assessoria da Faculdade IDEAU, do Programa UFV. Após a pequisa foi realizado reflexões sobre os desejos e sugestões da comunidade escolar, tendo por finalidade a reconstrução curricular participativa e cooperativa, buscando a melhoria dos índices escolares com o apoio e parceria da comunidade e instituições no sentido de qualificar o processo pedagógico.
Objetivos
Planejar e organizar a escola, voltada para as necessidades e anseios de toda a Comunidade Escolar, através da reconstrução curricular, com parcerias de instituições com fins educativos, buscando uma educação de qualidade, solidária e cooperativa, com o objetivo de melhorar os índices do Sistema de Avaliação dos Resultados da Escola – SAERS, construindo conhecimentos voltados para a inserção social dentro da realidade local e do cotidiano.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a Comunidade Escolar
Articulação com o currículo
Linguagens: Através de Projetos de “Leitura do mundo” envolvendo profissões, cuidado com a vida, com leitura de diferentes obras e autores de acordo com o público alvo, com estratégias específicas para cada turma inclusive com a possibilidade da presença de escritores.
Matemática E Ciências da Natureza: Em parceria com a área de Ciências da Natureza trabalhar fontes de energia, dados quantitativos através de gráficos e tabelas. Visita a propriedades rurais com projetos de energia inovadores, usinas e parques de energia regionais.
Ciências Humanas: Viagens culturais com o objetivo de ampliar conhecimentos e auxiliar na escolha profissional.
Ensino Religiosos: Trabalho com filmes, textos e atividades diferenciadas evidenciando valores de forma integrada com as outras áreas do conhecimento.