Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cachorro
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu de forma muito dinâmica a partir da Pergunta Exploratória: Vamos assistir o vídeo musical e ver o que chama nossa atenção?, onde as crianças assistiram alegremente o vídeo musical do seu Lobato e, observaram atentamente as imagens e movimentos expressos.

Objetivos

Desenvolver a percepção e o reconhecimento dos diferentes elementos que integram uma determinada realidade.
Reconhecer os seres vivos presentes no sítio do seu Lobato.

Comunidade de Aprendizagem

Joedima Pereira

Articulação com o currículo

A partir da Expedição investigativa as crianças revelaram interesse em estudar conhecer e aprender sobre O CACHORRO.
Logo que escolheram o tema, a professora convidou as crianças para construir o Índice Inicial e, posteriormente o Índice Formativo. As falas das crianças foram interessantes e, o que elas demonstram interesse era por aprender sobre:
Por que o cachorro late?
Quanto tempo o cachorro vive?
Por que ele balança o rabo?
Por que ele morde?
Como cuidar de um cachorro?
Cachorro toma banho?
Cachorro tem médico?

Com as perguntas socializadas pelas crianças, a professora realizou diferentes estratégias para responder as inquietações e curiosidades, possibilitando que a área de Ciências da Natureza nutrisse o projeto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu através de uma roda de conversa, onde as crianças demonstraram interesse e curiosidade sobre o Cachorro.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Básica Pequeno Príncipe

Diretor
Neila Cavalcante Luz

Turma
Pré I A

Número de alunos
23

Educadores
Roseane Gotardi Crespão

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Eu gostei muito de desenvolver com as crianças o projeto, porque além da aprendizagem ser mais dinâmica, a participação das crianças foi intensa.
Roseane Gotardi Crespão | Professor(a)