Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Como podemos fazer teatro? Com o desenvolvimento do teatro na escola pude perceber que meu filho perdeu a vergonha de falar em público. Desenvolveu-se muito com o passar dos dias. No começo tinha vergonha, falava muito baixo, não gostava de pintar o rosto, nem colocava fantasias, enfim, com o teatro ele se desinibiu. Pra mim como mãe é muito gratificante ver ele ativo, feliz e empolgado com as coisas que antes eram difíceis pra ele desenvolver.
Jeruza Bulegon Bragagnolo | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi na Fundação Angelo Bozzetto que possui um grupo de teatro, uma sala com fantasias e cenários. As crianças puderam conhecer como é feito um teatro, os ensaios, confecção das fantasias e cenário. É muito importante trabalhar o teatro nesta faixa etária com as crianças, pois elas usam muito a imaginação e a criatividade.

Objetivos

Favorecer um ambiente alegre de observações e pesquisas, de arte, cultura e lazer que desperte a curiosidade da criança para que ela conheça e viva novas experiências, expressando assim, espontaneamente, suas ideias e sentimentos, proporcionando desta forma o desenvolvimento infantil e a aquisição de novos conhecimentos, a partir da valorização/reflexão da sua cultura e valores.

Comunidade de Aprendizagem

Professoras, alunos e famílias.

Articulação com o currículo

-Explorar histórias infantis;
-Sessão Cinema com filmes infantis;
-Baú de fantasias;
-Dia da fantasia na escola;
-Desenvolver atividades com músicas;
-Oficina de Maquiagem;
-Construir cenário para teatro de fantoches;
-Dramatização com fantoches e sombras;
-Criar espaço para dramatizar e criar histórias;
-Produção e apresentação de Teatro;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa foi realizada na sala de aula uma roda de conversa, a fim de verificar o que as crianças aprenderam durante o processo investigativo. A partir da pergunta exploratória: “Como podemos fazer teatro?”, as crianças, juntamente com as professoras, conversaram sobre como é feito um teatro, produzida às fantasias e o cenário. O nome do projeto foi escolhido de forma democrática por meio de sugestão das crianças.

Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Infantil Beija-Flor

Diretor
Lisandra Cirolini Cervo

Turma
Pré A e Pré B - manhã

Número de alunos
28

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Apoiadores
CAMPAL

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
Trabalho teatro com as crianças utilizando sempre uma linguagem clara e simples, sem adiantar o que as crianças podem sugerir, indagar e comparar sozinhas. Brincamos junto com as crianças, isso ajuda com que elas sintam-se mais seguras na hora de apresentar para o público. Isso constatamos desde o primeiro teatro apresentado na EMEI Beija-Flor.
Daiane Kohls | Professor(a)

Repercussão na mídia

http://www.faxinaldosoturno.rs.gov.br