Como podemos fazer teatro?
“ Com o desenvolvimento do teatro na escola pude perceber que meu filho perdeu a vergonha de falar em público. Desenvolveu-se muito com o passar dos dias. No começo tinha vergonha, falava muito baixo, não gostava de pintar o rosto, nem colocava fantasias, enfim, com o teatro ele se desinibiu. Pra mim como mãe é muito gratificante ver ele ativo, feliz e empolgado com as coisas que antes eram difíceis pra ele desenvolver.
Jeruza Bulegon Bragagnolo | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi na Fundação Angelo Bozzetto que possui um grupo de teatro, uma sala com fantasias e cenários. As crianças puderam conhecer como é feito um teatro, os ensaios, confecção das fantasias e cenário. É muito importante trabalhar o teatro nesta faixa etária com as crianças, pois elas usam muito a imaginação e a criatividade.
Objetivos
Favorecer um ambiente alegre de observações e pesquisas, de arte, cultura e lazer que desperte a curiosidade da criança para que ela conheça e viva novas experiências, expressando assim, espontaneamente, suas ideias e sentimentos, proporcionando desta forma o desenvolvimento infantil e a aquisição de novos conhecimentos, a partir da valorização/reflexão da sua cultura e valores.
Comunidade de Aprendizagem
Professoras, alunos e famílias.
Articulação com o currículo
-Explorar histórias infantis;
-Sessão Cinema com filmes infantis;
-Baú de fantasias;
-Dia da fantasia na escola;
-Desenvolver atividades com músicas;
-Oficina de Maquiagem;
-Construir cenário para teatro de fantoches;
-Dramatização com fantoches e sombras;
-Criar espaço para dramatizar e criar histórias;
-Produção e apresentação de Teatro;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa foi realizada na sala de aula uma roda de conversa, a fim de verificar o que as crianças aprenderam durante o processo investigativo. A partir da pergunta exploratória: “Como podemos fazer teatro?”, as crianças, juntamente com as professoras, conversaram sobre como é feito um teatro, produzida às fantasias e o cenário. O nome do projeto foi escolhido de forma democrática por meio de sugestão das crianças.