Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Pequenas Ações de Amor ao Planeta Sou mãe do André, 2 anos e 8 meses, aluno da EMEI. Em nossa casa temos o hábito de separar o lixo seco do orgânico. Ensinamos o André desde de cedo a separar o lixo. Hoje ele já sabe certinho onde cada coisa vai. A escola está desenvolvendo um projeto de reciclagem de lixo seco como latas e garrafas PET. E é para lá que o próprio André leva os materiais coletados em nossa casa, bem como na casa das vovós e do meu trabalho.
Thana Camila Strenzel | responsável
Expedição Investigativa

As atividades envolvendo o cuidado com o meio ambiente tem envolvido os seres humanos em diferentes âmbitos da sociedade. O olhar sensível, a educação da sensibilidade, a percepção do entorno e especialmente pensando em práticas cooperativas que servirão como exemplos para o futuro do planeta, nossa escola em parceria com diversas entidades da região tem desenvolvido atividades e ações sociais que buscam o cuidado e a preservação do meio ambiente tanto para os alunos como para suas famílias.

Objetivos

-Conscientizar alunos, professores e famílias em relação ao trabalho de preservação do meio ambiente através de pequenas ações locais;
-Valorizar atitudes de sustentabilidade;
-Identificar a escola como ambiente de conscientização e trabalho cooperativo;
-Participar de ações sociais que desenvolvem os princípios da cidadania, respeito, solidariedade, cooperação, responsabilidade e fraternidade;
-Reconhece o planeta como nossa casa comum.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do Berçário, Maternal e Pré-escola; professores e funcionários; pais e comunidade local; governo municipal e SMEC;

Articulação com o currículo

O projeto abrange aspectos relacionados a temática educação ambiental, com ações voltadas para o cuidado com o planeta e com a saúde de cada ser humano. Ao desenvolver ações de sustentabilidade ambiental estamos consequentemente agindo para a qualidade de vida de cada um, para o desenvolvimento da consciência cidadã seja nos envolvidos no projeto como demais moradores deste município e região. Os alunos, professores e funcionários, assim como as famílias e demais envolvidos no projeto serão multiplicadores das ações de consciência ambiental que desenvolvermos durante a execução deste trabalho.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A proposta foi adotada pelas famílias da escola assim como pela comunidade local. A partir desta proposta, as professoras começaram a separação do lixo seco e orgânico e passaram a trabalhar esta temática nas salas de aula e demais espaços da escola, como no refeitório e pátio, assim como confeccionando brinquedos reciclados.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pastora Liane Böeck Schmitt

Diretor
Ilhana de Lima Rodrigues da Rosa

Turma
Creche e Pré-escola

Número de alunos
100

Educadores
Estéfali Bredow, Andressa Venturini, Carina Wilke, Lurdes da Rosa, Janine Schlesner, Josiane Altermann, Eliana Parreira, Daniele Link, Claudia Doebber, Dalvane Ziebell, Pâmela Fischer

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paraíso do Sul

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PARAISO DO SUL

Apoiadores
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana-Sede; EMATER; Parque Witeck;

Assessoria Pedagógica
Andréa Cristina Costa - COSTA & COSTA CONSULTORIA
As dinâmicas pedagógicas que envolvem consciência ambiental e atitudes de sustentabilidade tem grande repercussão em nossa escola. Nos preocupamos com o papel social que cada criança irá desempenhar no futuro, por isso investimos em atividades de aproveitamento e cuidado com o planeta, pois são atitudes que seguirão com eles para fora das paredes da escola e nos mostram a importância deste trabalho, pois com pequenas ações podemos mudar o planeta.
Depoimento coletivo feito por todas as professoras da EMEI | Professor(a)

Repercussão na mídia

No mês de outubro a EMEI participará de uma repostagem na TV Cachoeira para divulgar o trabalho de reciclagem na confecção de brinquedos alternativos.