A vida do Índio
Expedição Investigativa
Entusiasmada em desenvolver um projeto que contemplasse os conteúdos curriculares e, que conseguisse chamar atenção das crianças, a professora Nelsi, convidou a turma para assistir um filme e observar o que chamasse atenção. Foi então organizado um espaço, onde a Expedição Investigativa foi realizada com o Filme Moama.
Objetivos
Reconhecer diferentes formas de vida.
Valorizar a cultura indígena através da identificação de suas características.
Identificar a cultura indígena como um dos elementos vivos que integra a realidade do município de Marcelândia.
Comunidade de Aprendizagem
Arupayup Kaiabi
Articulação com o currículo
A articulação do projeto, no contexto do projeto, deu-se na Área de Ciências Humanas, através do diálogo entre as Disciplinas de História e Geografia.
Foram essas duas disciplinas, que utilizaram de diferentes estratégias pedagógicas para responder as curiosidades e interesses elencados pelas crianças.
a) Os índios ficam doentes com frequência?
b) Qual é o principal alimento do índio?
c) Por que os índios pintam o corpo?
d) Por que os índios usam cocar na cabeça?
e) Os índios comemoram aniversário?
f) Os índios recebem dinheiro do governo?
g) Os índios acreditam em Deus?
h) O que acontece quando um índio fica doente?
i) Quando morre um índio doente onde ele é enterrado?
j) Tem escola na aldeia?
k) Qual é a língua dos índios?
l) Por que os índios pintam o corpo?
m) Eles comem comida sem sal?
n) Quantos anos aproximadamente um índio vive?
o) O que os índios pensam de nós?