Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Água Fomos nas águas de Marcelândia, realizamos pesquisas, assistimos filmes e, aprendemos muito sobre o tema que nós mesmos escolhemos.
Gabriel Matheus de Oliveira Tomas | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através de uma visita nas "Águas de Marcelândia". A atividade inciou com a apresentação da Pergunta Exploratória " Vamos visitar as águas de Marcelândia e observar o que acontece lá?.
Dentre as diversas observações, a professora e as crianças relatam que o processo pelo qual a água para para chegar aos diferentes lugares é um dos destaques reconhecidos na expedição.

Objetivos

Conhecer o processo de tratamento da água no município.
Sensibilizar o uso consciente dos recursos naturais.

Comunidade de Aprendizagem

Marcos Ormond _ Biólogo

Articulação com o currículo

A articulação curricular ocorreu na área de Ciências da Natureza, onde as crianças demonstraram curiosidades em conhecer:
a) De onde vem a água do rio Manito?
b) De onde vem a água da chuva?
c) Existe água nos outros planetas?
d) Do que a água é feita?
e) Por que a água do mar é salgada?
A disciplina de Ciências, dinamizou diferentes estratégias, como: palestra, estudo de campo, pesquisas onlines e bibliográficas, rodas de conversa com biólogo e diversas produções de registros sobre o tema.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear deu-se mediante votação, onde o tema escolhido foi a Água.O tema foi votado por unanimidade, contemplando a aproximação com a intencionalidade apresentada pela professora Maria Naldinei.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Castro Alves

Diretor
Neusa Maria de Fátima de Oliveira

Turma
3 ano B

Número de alunos
19

Educadores
Maria Naudinei Sales

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
O projeto foi excelente. Desenvolver essa metodologia é muito interessante e satisfatório, porque as crianças realmente aprendem, participam e interagem umas com as outras.
Maria Naudinei Sales | Professor(a)