BULLYING: E SE FOSSE COM VOCÊ?
“ “Para mim o projeto bullying significou muito e me fez pensar em algumas atitudes que eu tinha em relação aos meus colegas. Na maioria das vezes, pensei antes de tomar algumas atitudes e no que falar com os demais. Na minha opinião, percebo que para algumas pessoas não mudou o ponto de vista.”
Katielen Costa | aluno(a)
Expedição Investigativa
Numa conversa com os alunos sobre quais temas gostariam para o projeto. Surgiu Bullying, após os demais ouvirem do porquê, todos resolveram adotá-lo. Lançou-se a pergunta: “O que eu quero saber sobre o Bulliyng?” Após analisar o tema, realizou-se uma tempestade de idéias surgindo vários subtemas: Escrita da palavra, onde surgiu, casos de bullyng na história, causas, consequências e traumas, Bullying virtual, apelidos, valores, Compreender o diferente, Leis sobre bullying e relatos.
Objetivos
Promover um processo de pesquisa, discussão, debate, reflexão, registro e interiorização do tema dentro do ambiente escolar e social, visando reconhecer-se como indivíduo único, diferente e socialmente articulado e responsável pelo bem estar de seus pares e próprio.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a Comunidade Escolar
Articulação com o currículo
Ensino Globalizado: Filme: Dumbo, Reescrever com final diferente. Discussão sobre o tema.
Linguagens: Através de pesquisa, descobrir a origem dos apelidos e se são aceitos ou não. Foi realizado um debate para perceber e relacionar o que foi pesquisado. Dinâmica: colocar-se no lugar do outro. Relatórios, conceito, cartaz. artigo de opinião pessoal.
Humanas: Pesquisa, entrevista com pessoas ditas “diferentes”. Análise. Filme: Bullying virtual, discussão, debate e registro.
Matemática: Pesquisa para coleta de dados. Gráficos.
Ensino Religioso: Cartaz, reportagem.
Ciências da Natureza: Confrontar conhecimentos essenciais e estruturados, através da análise crítica e autocrítica. Teatro.