Aprendendo com a música
“ A gente aprendeu o que são notas, músicas e, a professora chamou um especialista de música para aperfeiçoar os nossos conhecimentos. Foi muito legal.
Evelin Alves Penteado | aluno(a)
Expedição Investigativa
Com o propósito de observar os elementos do meio e, de refletir sobre a participação dos mesmos nos modos de vida, a professora apresentou para as crianças a pergunta exploratória; Vamos visitar o parque e observar o que acontece lá? A partir dessa pergunta/convite, a Expedição Investigativa foi realizada no Parque Beija Flor.
Objetivos
Reconhecer os diferentes elementos que integram o meio.
Apreciar as formas de vida e as produções humanas presentes na comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Raimundo Israel _ Músico
Articulação com o currículo
Com o intuito de explorar os diferentes elementos do meio ambiente e, de reconhecer quais elementos integram a vida nos seus diferentes aspectos, a Expedição investigativa foi realizada.
Para surpresa da professora, as crianças se interessaram por estudar a música, reconhecendo-a como um dos elementos que mais apreciam.
Neste sentido, o projeto foi potencializado na área de linguagem, dando ênfase a disciplina de Artes.
A disciplina de Artes foi dinamizada com a disciplina de Língua Portuguesa, garantindo que a aprendizagem dos questionamentos levantados pela turma:
• Quantos ritmos tem na música?
• Quais são as notas musicais?
• Quem foi o primeiro compositor?
• Quais são os instrumentos musicais?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir das atividades exploratórias da Expedição Investigativa a professora reuniu as crianças e indagou-os sobre o que mais se interessaram. Dentre os vários aspectos partilhados pelas crianças a professora pediu para que escolhessem mediante processo de votação o tema do projeto e, a maioria das crianças optou por " Aprendendo com a música".