Mudas
“ Eu adorei participar do projeto porque a gente foi no viveiro, viu muitas plantas e a gente queria saber sobre a germinação. fizemos muitas atividades e escolhemos o tema do nosso projeto e ficou "Mudas". Eu aprendi muito porque nós coletamos sementes, plantamos e acompanhamos o crescimento das plantas e também aprendemos sobre como nascem as plantas e como podemos fazer mudas.
João Vitor Coutinho de Lima | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição Investigativa deu-se a partir da Pergunta Exploratória "Vamos conhecer o viveiro municipal e observar o que tem naquele local? e, ocorreu através de uma visita no Viveiro de Plantas, onde as crianças tiveram contato com um número considerável de plantas, de diferentes caracterizações. A expedição foi nutrida de questionamentos, observações e registros, efetivando a construção do processo de aprendizagem por meio da preocupação com os direitos de aprendizagens.
Objetivos
Reconhecer as plantas e suas diferentes características.
Comunidade de Aprendizagem
Marcos Ormond _ Biólogo
Articulação com o currículo
O projeto "Mudas", partiu da intencionalidade da professora em explorar conceitos relacionados a Área de Ciências Naturais e, de garantir os direitos de aprendizagem das crianças na Disciplina de Ciências.
A referida disciplina dialogou com outras disciplinas da matriz curricular, mas as necessidades, interesses e curiosidades evidenciados pelas crianças estavam relacionados intimamente com a área que proporcionou a expedição investigativa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa após o desenvolvimento das ações de exploração da Expedição investigativa. Foi uma atividade participativa, onde as crianças, através de votação elegeram o tema do projeto, revelando assim, suas curiosidades e interesses.